• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Imagens panorâmicas subaquáticas disponíveis no Google Maps

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,985
Gostos Recebidos
346
ng1287546_435x190.jpeg


Imagens subaquáticas panorâmicas, obtidas no recife australiano e nos mares das Filipinas e do Havai, estão disponíveis a partir de hoje na plataforma Google Maps, anunciou a multinacional de serviços na internet.
Os quatro conjuntos de imagens são os primeiros disponibilizados no âmbito de uma parceria da empresa norte-americana Catlin Seaview Survey, projecto científico que estuda recifes em todo o mundo.
As imagens foram obtidas por um equipamento construído para o efeito, designado SVII, que permite panorâmicas completas (360 graus) e a observação de ecossistemas marinhos na perspectiva dos mergulhadores.
A grande barreira de coral australiana, a reserva marinha na ilha filipina de Apo, a baía de Haunauma e os recifes de Molokini, ambos no Havai, são os locais cujas imagens que passam a ficar acessíveis aos utilizadores do Google Maps.

Fonte: Lusa/SOL
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Já é possível "mergulhar" pelos oceanos a 360º

googleunderw.jpg


Vídeo de apresentação desta nova funcionalidade do Google

[video=youtube;7syWPIZt9B4]http://www.youtube.com/watch?v=7syWPIZt9B4&feature=player_embedded[/video]

A partir desta quarta-feira, qualquer pessoa que tenha um computador ligado à Internet poderá "mergulhar" até ao fundo dos oceanos e conhecer as belezas escondidas dos corais e das criaturas marinhas sem sair de casa. A viagem a 360º é agora possível graças à plataforma Google Maps, que acaba de disponibilizar as suas primeiras imagens panorâmicas subaquáticas.

Numa nota publicada no blog oficial da Google, Brian McClendon, vice-presidente do Google Maps e Earth, anunciou a novidade, que já estava em preparação há vários meses, como o Boas Notícias adiantou em Fevereiro, e que é classificada como "mais um passo na missão de proporcionar às pessoas um mapa do mundo cada vez mais preciso, abrangente e útil".




De acordo com McClendon, graças às "vibrantes e impressionantes" fotografias colocadas à disposição dos internautas, "ninguém precisa de ser um mergulhador ou sequer saber nadar para explorar e experienciar de perto seis dos mais incríveis recifes de corais dos oceanos".

Agora, "qualquer um pode tornar-se o próximo Jacques Cousteau virtual e nadar com tartarugas marinhas, peixes e raias na Austrália, nas Filipinas ou no Havai". Tudo isto à distância de um clique.


Entre os locais contemplados neste arranque das panorâmicas subaquáticas está a grande barreira de coral australiana, a reserva marinha da ilha filipina de Apo e, em pleno oceano Pacífico, a baía de Haunauma e os recifes de Molokini, no Havai.

O projeto, que vai continuar em desenvolvimento, tornou-se possível graças a uma parceria com o Catlin Seaview Survey, uma expedição científica alargada e pioneira acerca dos recifes de coral de todo o mundo.

A câmara utilizada pela equipa de investigadores, a SVII, concebida especialmente para ser usada debaixo de água, é a responsável pela captação das imagens que assim chegarão a milhões de pessoas.

Clique AQUI para aceder ao "post" sobre este assunto publicado no blog da Google (em inglês).
Bnoticias
 
Topo