Portal Chamar Táxi

Implantes: Coimbra vai dar apoio a doentes com cancro

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,832
Gostos Recebidos
186
As mulheres com implantes mamários em risco de rotura que tenham sofrido de cancro da mama vão beneficiar de apoio psicológico gratuito na delegação de Coimbra da Liga Portuguesa Contra o Cancro, foi hoje anunciado.

Este serviço surge na sequência do alerta de que as mulheres que fizeram implantes da marca francesa PIP correm o risco de rotura das próteses em cinco por cento dos casos.

"Esta situação pode causar junto das mulheres que passaram por um processo de cancro de mama níveis de ansiedade e medo bastante elevados, com evidentes repercussões emocionais", considera, em comunicado, a psicóloga Sónia Silva, responsável da Unidade de Psico-Oncologia da Liga contra o Cancro de Coimbra.

Dados da Direcção-Geral de Saúde (DGS), fornecidos pelo importador dos implantes franceses da marca Poly Implant Prothese (PIP), indicam que foram colocadas em Portugal três mil próteses, o que significa que cerca de 1.500 mulheres terão sido sujeitas a esta intervenção.

A DGS e o Infarmed esclareceram já que o Serviço Nacional de Saúde assegura a retirada dos implantes em mulheres que registem complicações como "evidência de rotura ou de inflamação".


dd.
 
Topo