Impressora 3D mostra-se no Lisboa Design Show

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
A BEETHEFIRST, a primeira impressora 3D desktop desenvolvida e produzida em Portugal, vai ser apresentada oficialmente hoje, no Lisboa Design Show, na FIL, um evento dedicado exclusivamente ao design, à inovação e à criatividade nacional, com foco nas marcas, designers, ensino e indústria nacional.

A impressora vai estar exposta ao público até domingo, na Academia 3D LXD, um espaço de palestras, debates e workshops gratuitos orientados para o design generativo e fabrico digital 3D. Um projeto coordenado pelo DEAS(R)EVOLUTION da UNIDCOM/IADE - Unidade de investigação do IADE que resulta de uma parceria com BEEVERYCREATIVE, empresa que lançou a primeira impressora 3D, e a DIGITALAB, especialista em software para produção digital.

No IADE vai funcionar, aliás, o primeiro mestrado executivo avançada em Co-Criação e Design Generativo, e um laboratório de impressão 3D, fruto da parceria com a BEEVERYCREATIVE.

Com caraterísticas únicas e inovadoras, a BEETHEFIRST ocupa o mesmo espaço de uma impressora de papel e permite dar forma a tudo o que a necessidade e a imaginação conceberem. Funciona de uma forma simples, e permite gerar objetos leves mas resistentes, utilizando PLA, um polímero feito à base de amido milho que é biodegradável. A BEETHEFIRST está à venda online por cerca de dois mil euros.

A primeira impressora 3D portuguesa resulta de um ano e meio de investigação. Uma inovação de dois jovens empreendedores, Jorge Pinto e Francisco Mendes, ex-alunos da Universidade de Aveiro, que se lançaram no mercado da impressão 3D, com o desenvolvimento de um controlador de impressão 3D de alta performance.

A empresa BitBOX nasceu na incubadora da Universidade de Aveiro em 2011, e deu lugar à renovada marca BEEVERYCREATIVE, agora instalada num espaço maior, na Gafanha D'Aquém.
Apesar de já não ser novidade, coloquei aqui a informação pois trata-se de um produto inteiramente nacional e fabricado mesmo aqui a 500metros de onde trabalho, isto só prova que ando mesmo a dormir, nunca me tinha apercebido.


Banner-1-021.png


 
Última edição:
Topo