• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Incêndio em Mértola foi dominado 16 horas depois de deflagrar

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg

Oitenta e um bombeiros, de oito corporações, apoiados por vinte e seis viaturas combateram, durante 16 horas, um incêndio numa zona de mato, situada na freguesia de Santana de Cambas, concelho de Mértola.

O incêndio deflagrou às 18 horas de domingo, tendo sido dado como extinto cerca das 10.00 horas desta segunda-feira, depois de ser sido acionado um meio aéreo pesado, um helicóptero Kamov, estacionado na Base Aérea 11 (BA11).

O incêndio deflagrou numa reserva de caça grossa, numa zona muito acidentada onde "nem uma máquina de rasto conseguia entrar", explicou, Carlos Pica, 2º comandante da Proteção Civil de Beja. "O declive do terreno e a falta de acessos foram as principais dificuldades com que os operacionais se debateram", justificou o operacional.

O fogo chegou a ser dado como extinto durante a noite, mas, "vários reacendimentos criaram-nos muitos problemas", nomeadamente a frente norte das chamas, no acesso à desativada linha de comboio que servia a Mina de São Domingos e o porto fluvial do Pomarão.

Apesar de "não existirem" casas e bens em perigo, "a defesa do meio ambiente" foi a grande preocupação dos bombeiros, justificou Carlos Pica.

Este foi o segundo incêndio em Mértola no espaço de uma semana, já que no passado dia 25, em Amendoeira da Serra, arderam 2540 fardos de palha que provocaram um prejuízo superior a 150 mil euros.


jn
 
Topo