Portal Chamar Táxi

Incêndio no Eurotúnel paralisa camiões portugueses

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Incêndio no Eurotúnel paralisa camiões portugueses

Filas de dezenas de quilómetros tentam chegar ao porto inglês de Dover


Centenas de camiões continuavam esta quinta-feira à noite em filas com dezenas de quilómetros a tentar chegar ao porto de Dover (Inglaterra) devido à interrupção da circulação no Eurotúnel, disse à Lusa um camionista português.

«Isto está complicado, estamos aqui parados meia hora, andamos um quilómetro, paramos novamente e isto deve dar pela noite fora, porque primeiro que os barcos dêem vencimento aos camiões vai ser muito complicado», explicou Eric Costa, contactado telefonicamente pela Lusa a partir de Lisboa.

«Quando parei há uma hora, já estavam onze quilómetros [de fila] e agora já devem ir mais de 20, à vontade», explicou o camionista à Lusa, de 26 anos, que se tem mantido em contacto com alguns colegas portugueses que se encontram na mesma situação.

O incêndio que deflagrou cerca das 15h00 (14h00 em Portugal) no túnel que liga Inglaterra e França terá ocorrido num camião que transportava carga inflamável, segundo informação recebida pela empresa Transportes Pascoal.

A alternativa ao trânsito de camiões entre Inglaterra e França está a ser feita por «ferry» pelo porto de Dover (para Calais, França), onde as filas se acumulam por dezenas de quilómetros e se encontram alguns camionistas portugueses.

Eric Costa disse à Lusa que este desvio lhe «custará» entre 12 e 15 horas na viagem até Portugal.

Cátia Marques, da Transportes Pascoal, empresa que habitualmente tem camiões a atravessar o Eurotúnel, disse à Lusa que as autoridades britânicas informaram que aquela infra-estrutura só deverá reabrir ao fim do dia de sexta-feira.

«Tivemos alguns camionistas que deviam seguir este percurso e agora tiveram de fazer um desvio para o porto de Dover, onde tinham 11 quilómetros de fila pela frente. Vamos ter alguns problemas com as entregas porque funcionamos com empresas com um stock reduzido, são entregas para utilização imediata», explicou Cátia Marques.

Um membro do gabinete de segurança do Eurotúnel indicou à agência noticiosa francesa AFP que foram retiradas «do túnel de serviço» cerca de 30 pessoas, motoristas na sua maioria.

De acordo com os bombeiros de Calais (norte), o incêndio terá começado num camião.


IOL
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Incêndio obriga a evacuar túnel da Mancha

Incêndio obriga a evacuar túnel da Mancha

Um incêndio num comboio que circulava no túnel ferroviário do canal da Mancha, entre França e a Grã Bretanha, forçou esta quinta-feira a interrupção do tráfego no túnel e a levar a cabo e a evacuação do local. O fogo, já circunscrito, fez 14 feridos ligeiros, seis dos quais intoxicados por inalação de fumo.

“Há seis pessoas intoxicadas ligeiramente pelo fumo e oito outras com ferimentos ligeiros devido a estilhaços de vidro”, avançou François Malhanche, director do gabinete da prefeitura de Calais.

Outras 32 pessoas, na sua maioria motoristas de camiões, foram evacuados pelo túnel de serviço, encontrando-se a salvo.

Segundo um porta-voz do Eurotúnel o alarme de incêndio foi dado pelas 15h00 e teve início num camião de transporte de produtos químicos, transportado num comboio de mercadorias, que seguia em direcção a França e que se encontrava a 11 quilómetros da saída do túnel.

De acordo com o secretário de Estado francês dos Transportes, Dominique Bussereau, na origem do incêndio esteve a explosão de um carregamento de fenol num dos veículos transportados.

O tráfego naquela via permanecerá fechado, nos dois sentidos, pelo menos até a manhã de sexta-feira, segundo informa o Serviço Nacional de Caminhos de Ferro francês, no seu site.


Correio da Manhã
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Dois vagões ainda em chamas no Eurotúnel

Dois vagões ainda em chamas no Eurotúnel

Dois vagões da composição ferroviária que se incendiou quinta-feira no Eurotúnel no Canal da Mancha ainda estavam em chamas ao princípio da manhã.

«Há dois vagões que ainda estão em chamas e estão num ponto difícil de atacar», adiantou um porta-voz da Prefeitura à AFP.


«Os bombeiros progrediram bem mas trabalham em condições difíceis, perante as chamas e o calor que se mantém perto dos mil graus centígrados e isso atrasa-os, obrigando-os a recuar depois de atacarem», acrescentou.


Cerca de 40 bombeiros franceses e 20 britânicos tentam combater o fogo a 12 quilómetros de Coquelles, do lado francês, no túnel norte, no sentido Inglaterra-França.


O incêndio partiu acidentalmente de um camião e propagou-se a dois outros pesados na composição ferroviária.


TSF
 

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Incêndio no Eurotúnel controlado

O incêndio, que deflagrou a meio da tarde de quinta-feira, a cinco quilómetros da saída do túnel, do lado da França, terá começado acidentalmente num camião

f7858734.jpg


O incêndio que deflagrou quinta-feira à tarde num comboio, no túnel da Mancha, que une Inglaterra a França, ficou hoje "controlado", a partir das 8h00 locais (7h00 em Lisboa), anunciou o vice-perfeito de Calais, Gérard Gavory.

"O incêndio de Calais, norte de França, está controlado (...) Entrámos agora na fase de rescaldo", afirmou o vice-perfeito, adiantando:"Ainda é necessário apagar eventuais focos residuais e proceder a verificações complementares. Estamos também a colocar em funcionamento a ventilação".

O incêndio, que deflagrou a meio da tarde de quinta-feira, a cinco quilómetros da saída do túnel, do lado da França, terá começado acidentalmente num camião, tendo-se o fogo propagado de seguida a outros dois camiões que seguiam numa composição ferroviária.

Com a suspensão da circulação no Eurotúnel, o trânsito de camiões entre Inglaterra e França está a ser feita por "ferry" pelo porto de Dover (para Calais, França), onde as filas se acumulam por dezenas de quilómetros e se encontram alguns camionistas portugueses.

"As filas estão de perder de vista. Nesta altura nem imagino os quilómetros de trânsito que estão", explicou Eric Costa, camionista português de 26 anos, que mantêm contacto via rádio com mais "cinco ou seis" colegas que estão nas mesmas condições.

O trânsito no túnel foi totalmente interrompido, facto que afectou 15.000 pessoas.

Devido às inspecções em curso no túnel, onde ocorreu o acidente, os comboios de turismo e de mercadorias da Eurotúnel, bem como os da Eurostar (que faz circular os comboios de alta velocidade entre Inglaterra, França e a Bélgica) não circularão antes de sábado, anunciaram responsáveis das duas sociedades responsáveis pela gestão do Eurotúnel.

Quarenta bombeiros franceses e outros 20 britânicos continuam no local.

O Eurotúnel, inaugurado em 1994, é o segundo maior túnel ferroviário do mundo, com 50,450 quilómetros de comprimento, 37,9 dos quais debaixo do mar.


Expresso
9:43 | Sexta-feira, 12 de Set de 2008
 
Topo