- Entrou
- Abr 13, 2007
- Mensagens
- 14,804
- Gostos Recebidos
- 3
O Indiana é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região Centro-Oeste do país. Depois do Havaí, o Indiana é o menor Estado dos Estados Unidos em área localizado a oeste dos Apalaches. Porém, o Indiana é um líder da indústria agropecuária e de manufatura no país, sendo também um dos Estados mais populosos dos Estados Unidos.
O Indiana é coberta em sua maior parte por planícies. Boa parte do Estado possui um terreno pouco acidentado e um solo fértil, o que estimulou a prática da agricultura na região. Atualmente, o Indiana é um grande produtor de trigo e milho dos Estados Unidos.
A palavra Indiana significa "terras dos indígenas". O cognome do Indiana é The Hoosier State. Os habitantes do Estado são conhecidos nacionalmente como Hoosiers. A origem deste cognome é desconhecida, e existem diversas teorias sobre sua origem. Uma destas teorias é que a palavra Hoosier vem de Samuel Hossier, um empresário que tinha o hábito de contratar empregados vindos do Indiana. Outras teorias atribuem a origem da palavra para uma gíria local, possivelmente "husher" ou "hoozer".
Inicialmente, o Indiana fazia parte da colônia francesa de Nova França. Em 1763, a região passou a ser controlada pelos britânicos. Após o fim da Revolução Americana de 1776, o atual Indiana passou a ser controlado pelos americanos, inicialmente, como parte do Território do Noroeste, posteriormente, tornou-se um território próprio. Em 11 de dezembro de 1816, o Território de Indiana foi elevado à categoria de Estado, tornando-se o 18º Estado americano. A localização central do Indiana deu ao Estado importância ao longo do século XIX, durante o movimento da expansão americana em direção ao oeste, rumo à costa pacífica, o que eventualmente fez com que o Indiana adotasse como lema oficial The Crossroads of America (As Estradas da América).
O Indiana limita-se ao norte com o Lago Michigan e o Michigan, a leste com o Ohio, a sudeste e ao sul com o Kentucky, e a oeste com o Illinois.
O Rio Wabash corta o Indiana por cerca de 650 quilômetros, cortando o Estado em um sentido nordeste-sudoeste. O Rio Wabash deu ao Indiana duas músicas estaduais, o On the Banks of the Wabash (Nos Bancos do Wabash) e o Wabash Cannonball. O Rio White é um afluente do Wabash. Em suas margens, estão localizadas duas grandes cidades, Indianápolis e Muncie. Evansville, a terceira maior cidade do Estado, está localizada às margens do Rio Ohio, que forma toda a fronteira do Indiana com o Kentucky. Outro rio importante do Indiana é o St. Joe.
O Rio Wabash é um afluente do Rio Ohio. Este, por sua vez, é um afluente do Rio Mississippi. A bacia hidrográfica do Mississippi cobre a maior parte do Estado. Até mesmo rios que nascem a quilômetros do Lago Huron vão em direção ao sul. Apenas os rios de uma estreita faixa de terra, de cinco quilômetros de espessura, às margens do litoral do Lago Huron, desaguam neste lago. O litoral do Indiana junto ao Lago Huron possui cerca de 50 quilômetros de comprimento. A queda d'água mais alta do Estado, Clifty Falls, possui uma queda livre de 30 metros de altura.
A região nordeste do Indiana é composto primariamente por fazendas, embora o canto noroeste do Estado - parte da região metropolitana de Chicago (localizada no Estado vizinho de Illinois) - seja dominada primariamente por comunidades urbanas. Neste canto localiza-se Gary, que é efetivamente um subúrbio de Chicago, mesmo estando localizado em outro Estado. O Rio Kankakee, que corta a região norte do Indiana, serve como fronteira entre as regiões rural e suburbana do norte do Indiana.
O sul do Indiana é uma mistura de fazendas e áreas florestais. O Hoosier National Forest é uma reserva natural de 200 mil acres de área, localizado próximo à Bedford. A região sul do Indiana contém no geral mais morros e variações geográficas do que o norte do Estado. Florestas cobrem no total cerca de um sexto do Estado.
O Indiana pode ser dividido em três distintas regiões geográficas:
As Planícies dos Grandes Lagos ocupam a região norte do Indiana. Esta região caracteriza-se por seus vários pequenos lagos e morros pouco elevados, compostos por sedimentos deixados por geleiras. O seu solo é muito fértil, e a maior parte da região é utilizada para a prática da agricultura.
As Planícies Till ocupam a região central do Indiana. As altitudes destas planícies aumentam gradativamente, à medida em que se viaja em direção ao sul. Estas planícies possuem poucos acidentes geográficos, e caracterizam-se pelas seus morros baixos e largos. Seu solo é fértil - embora menos do que nas Planícies dos Grandes Lagos. O ponto mais alto do Indiana localiza-se nesta região - o Morro Hoosier, com 383 metros de altitude - localizado no Condado de Wayne.
As Planícies e Morros do Sul ocupam a região central do Indiana. É a única das três regiões que não foi coberta por geleiras, durante as últimas idades do gelo. Possui os terrenos mais acidentados do Estado. Muito desta região é coberta por florestas. O ponto mais baixo do Indiana localiza-se nesta região, no extremo sudoeste do Estado.
O clima do Indiana é temperado, com quatro distintas estações, com verões quentes, e invernos frios. As temperaturas no Indiana, durante todo o ano, caem à medida em que a latitude aumenta - com exceção no extremo noroeste do Estado, onde a presença do Lago Michigan fazem com que a temperatura média da região sejam levemente mais altas do que no restante do norte do Estado, no inverno. O tempo no Indiana é relativamente instável, e o tempo em um dado dia pode mudar repentinamente, especialmente no inverno. O principal motivo desta instabilidade é a ausência de obstáculos geográficos no estado e em suas proximidades, que permitem o rápido movimento de correntes de ar vindas de quaisquer direções ao longo do Estado.
A temperatura média do Indiana no inverno é de -6°C no norte do Estado, -3°C na região central e de 1°C no sul. A média das mínimas é de -9°C no norte, -6°C na região central, e de -3°C no sul. A média das máximas é de 0°C no norte, -3°C na região central e 8°C no sul. A temperatura mais baixa já registrada no Indiana, de -38°C, foi em New Whiteland, em 19 de janeiro de 1994.
A temperatura média no verão no norte é de 21°C, 23°C na região central, e de 27°C no sul. A média das mínimas é de 15°C no norte, 16°C na região central e de 18°C no sul. A média das máximas é de 27°C no norte, 30°C na região central e de 32°C no sul. A temperatura mais alta já registrada no Indiana é de 47°C, registrada em 14 de julho de 1936, em Collegeville.
As taxas de precipitação anual média do Indiana variam de menos de 90 centímetros no norte a mais de 110 centímetros no sul. As taxas de precipitação anual de neve do Estado, por sua vez, variam entre 100 centímetros no norte a 25 centímetros no sul.
Em 2000, segundo o censo americano, o Indiana possuía 6 080 485 habitantes, um crescimento de 9,2% em relação à população do Estado em 1990, de 5 564 228 habitantes. Uma estimativa realizada em 2004 estima a população do Estado em 6 237 569 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do Estado em 6 271 973 habitantes, um crescimento de 12,7% em relação à população do Estado em 1990, de 3,1%, em relação à população do Estado em 2000, e de 0,7% em relação à população estimada em 2004.
O crescimento populacional natural do Indiana entre 2000 e 2005 foi de 159 488 habitantes - 451 681 nascimentos menos 292 193 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 55 656 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou na perda de 17 mil habitantes. Entre 2000 e 2005, a população do Indiana cresceu em 191 456 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 45 436 habitantes.
Principais cidades
A comunidade urbana em primeiro plano, às margens do rio, é Mishawaka. Elkhart pode ser vista no fundo da imagem.População > 1 000 000 (área urbanizada)
Indianápolis
População > 100 000 (área urbanizada)
Fort Wayne
Evansville
South Bend
Gary
População > 10 000 (área urbanizada)
Anderson
Bloomington
Muncie
Terre Haute
Elkhart
Lafayette
West Lafayette
Michigan City
Kokomo
Columbus
Marion
Richmond
Perrysville
Warsaw
Logansport
New Castle
Vincennes
Auburn
Seymour
Shelbyville
Huntington
Frankfort
Connersville
Crawfordsville
Greenfield
Peru
Bedford
Lebanon
Madison
Jasper
Lawrenceburg
Martinsville
Washington
Plymouth
Wabash
North Vernon
Scottsburg
Angola
Elwood
Kendallville
Greensburg
Decatur
Valparaiso
Brazil
Jeffersonville
Importantes subúbios de Indianápolis
Avon
Beech Grove
Brownsburg
Carmel
Fishers
Franklin
Greenwood
Lawrence
Noblesville
Plainfield
Southport
Speedway
Zionsville
Importantes subúbios de Chicago
Crown Point
East Chicago
Gary
Griffith
Hammond
Highland, Lake County
Hobart
Merrillville
Munster
Portage
Importantes subúbios de Louisville
Clarksville
Jeffersonville
New Albany
Importantes surbúbios de Fort Wayne
Huntertown
Leo-Cedarville
New Haven
Importantes surbúbios de Evansville
Princeton
Newburgh
Importantes subúrbios de South Bend
Granger
Mishawaka
Fonte: wikipédia
O Indiana é coberta em sua maior parte por planícies. Boa parte do Estado possui um terreno pouco acidentado e um solo fértil, o que estimulou a prática da agricultura na região. Atualmente, o Indiana é um grande produtor de trigo e milho dos Estados Unidos.
A palavra Indiana significa "terras dos indígenas". O cognome do Indiana é The Hoosier State. Os habitantes do Estado são conhecidos nacionalmente como Hoosiers. A origem deste cognome é desconhecida, e existem diversas teorias sobre sua origem. Uma destas teorias é que a palavra Hoosier vem de Samuel Hossier, um empresário que tinha o hábito de contratar empregados vindos do Indiana. Outras teorias atribuem a origem da palavra para uma gíria local, possivelmente "husher" ou "hoozer".
Inicialmente, o Indiana fazia parte da colônia francesa de Nova França. Em 1763, a região passou a ser controlada pelos britânicos. Após o fim da Revolução Americana de 1776, o atual Indiana passou a ser controlado pelos americanos, inicialmente, como parte do Território do Noroeste, posteriormente, tornou-se um território próprio. Em 11 de dezembro de 1816, o Território de Indiana foi elevado à categoria de Estado, tornando-se o 18º Estado americano. A localização central do Indiana deu ao Estado importância ao longo do século XIX, durante o movimento da expansão americana em direção ao oeste, rumo à costa pacífica, o que eventualmente fez com que o Indiana adotasse como lema oficial The Crossroads of America (As Estradas da América).
O Indiana limita-se ao norte com o Lago Michigan e o Michigan, a leste com o Ohio, a sudeste e ao sul com o Kentucky, e a oeste com o Illinois.
O Rio Wabash corta o Indiana por cerca de 650 quilômetros, cortando o Estado em um sentido nordeste-sudoeste. O Rio Wabash deu ao Indiana duas músicas estaduais, o On the Banks of the Wabash (Nos Bancos do Wabash) e o Wabash Cannonball. O Rio White é um afluente do Wabash. Em suas margens, estão localizadas duas grandes cidades, Indianápolis e Muncie. Evansville, a terceira maior cidade do Estado, está localizada às margens do Rio Ohio, que forma toda a fronteira do Indiana com o Kentucky. Outro rio importante do Indiana é o St. Joe.
O Rio Wabash é um afluente do Rio Ohio. Este, por sua vez, é um afluente do Rio Mississippi. A bacia hidrográfica do Mississippi cobre a maior parte do Estado. Até mesmo rios que nascem a quilômetros do Lago Huron vão em direção ao sul. Apenas os rios de uma estreita faixa de terra, de cinco quilômetros de espessura, às margens do litoral do Lago Huron, desaguam neste lago. O litoral do Indiana junto ao Lago Huron possui cerca de 50 quilômetros de comprimento. A queda d'água mais alta do Estado, Clifty Falls, possui uma queda livre de 30 metros de altura.
A região nordeste do Indiana é composto primariamente por fazendas, embora o canto noroeste do Estado - parte da região metropolitana de Chicago (localizada no Estado vizinho de Illinois) - seja dominada primariamente por comunidades urbanas. Neste canto localiza-se Gary, que é efetivamente um subúrbio de Chicago, mesmo estando localizado em outro Estado. O Rio Kankakee, que corta a região norte do Indiana, serve como fronteira entre as regiões rural e suburbana do norte do Indiana.
O sul do Indiana é uma mistura de fazendas e áreas florestais. O Hoosier National Forest é uma reserva natural de 200 mil acres de área, localizado próximo à Bedford. A região sul do Indiana contém no geral mais morros e variações geográficas do que o norte do Estado. Florestas cobrem no total cerca de um sexto do Estado.
O Indiana pode ser dividido em três distintas regiões geográficas:
As Planícies dos Grandes Lagos ocupam a região norte do Indiana. Esta região caracteriza-se por seus vários pequenos lagos e morros pouco elevados, compostos por sedimentos deixados por geleiras. O seu solo é muito fértil, e a maior parte da região é utilizada para a prática da agricultura.
As Planícies Till ocupam a região central do Indiana. As altitudes destas planícies aumentam gradativamente, à medida em que se viaja em direção ao sul. Estas planícies possuem poucos acidentes geográficos, e caracterizam-se pelas seus morros baixos e largos. Seu solo é fértil - embora menos do que nas Planícies dos Grandes Lagos. O ponto mais alto do Indiana localiza-se nesta região - o Morro Hoosier, com 383 metros de altitude - localizado no Condado de Wayne.
As Planícies e Morros do Sul ocupam a região central do Indiana. É a única das três regiões que não foi coberta por geleiras, durante as últimas idades do gelo. Possui os terrenos mais acidentados do Estado. Muito desta região é coberta por florestas. O ponto mais baixo do Indiana localiza-se nesta região, no extremo sudoeste do Estado.
O clima do Indiana é temperado, com quatro distintas estações, com verões quentes, e invernos frios. As temperaturas no Indiana, durante todo o ano, caem à medida em que a latitude aumenta - com exceção no extremo noroeste do Estado, onde a presença do Lago Michigan fazem com que a temperatura média da região sejam levemente mais altas do que no restante do norte do Estado, no inverno. O tempo no Indiana é relativamente instável, e o tempo em um dado dia pode mudar repentinamente, especialmente no inverno. O principal motivo desta instabilidade é a ausência de obstáculos geográficos no estado e em suas proximidades, que permitem o rápido movimento de correntes de ar vindas de quaisquer direções ao longo do Estado.
A temperatura média do Indiana no inverno é de -6°C no norte do Estado, -3°C na região central e de 1°C no sul. A média das mínimas é de -9°C no norte, -6°C na região central, e de -3°C no sul. A média das máximas é de 0°C no norte, -3°C na região central e 8°C no sul. A temperatura mais baixa já registrada no Indiana, de -38°C, foi em New Whiteland, em 19 de janeiro de 1994.
A temperatura média no verão no norte é de 21°C, 23°C na região central, e de 27°C no sul. A média das mínimas é de 15°C no norte, 16°C na região central e de 18°C no sul. A média das máximas é de 27°C no norte, 30°C na região central e de 32°C no sul. A temperatura mais alta já registrada no Indiana é de 47°C, registrada em 14 de julho de 1936, em Collegeville.
As taxas de precipitação anual média do Indiana variam de menos de 90 centímetros no norte a mais de 110 centímetros no sul. As taxas de precipitação anual de neve do Estado, por sua vez, variam entre 100 centímetros no norte a 25 centímetros no sul.
Em 2000, segundo o censo americano, o Indiana possuía 6 080 485 habitantes, um crescimento de 9,2% em relação à população do Estado em 1990, de 5 564 228 habitantes. Uma estimativa realizada em 2004 estima a população do Estado em 6 237 569 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do Estado em 6 271 973 habitantes, um crescimento de 12,7% em relação à população do Estado em 1990, de 3,1%, em relação à população do Estado em 2000, e de 0,7% em relação à população estimada em 2004.
O crescimento populacional natural do Indiana entre 2000 e 2005 foi de 159 488 habitantes - 451 681 nascimentos menos 292 193 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 55 656 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou na perda de 17 mil habitantes. Entre 2000 e 2005, a população do Indiana cresceu em 191 456 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 45 436 habitantes.
Principais cidades
A comunidade urbana em primeiro plano, às margens do rio, é Mishawaka. Elkhart pode ser vista no fundo da imagem.População > 1 000 000 (área urbanizada)
Indianápolis
População > 100 000 (área urbanizada)
Fort Wayne
Evansville
South Bend
Gary
População > 10 000 (área urbanizada)
Anderson
Bloomington
Muncie
Terre Haute
Elkhart
Lafayette
West Lafayette
Michigan City
Kokomo
Columbus
Marion
Richmond
Perrysville
Warsaw
Logansport
New Castle
Vincennes
Auburn
Seymour
Shelbyville
Huntington
Frankfort
Connersville
Crawfordsville
Greenfield
Peru
Bedford
Lebanon
Madison
Jasper
Lawrenceburg
Martinsville
Washington
Plymouth
Wabash
North Vernon
Scottsburg
Angola
Elwood
Kendallville
Greensburg
Decatur
Valparaiso
Brazil
Jeffersonville
Importantes subúbios de Indianápolis
Avon
Beech Grove
Brownsburg
Carmel
Fishers
Franklin
Greenwood
Lawrence
Noblesville
Plainfield
Southport
Speedway
Zionsville
Importantes subúbios de Chicago
Crown Point
East Chicago
Gary
Griffith
Hammond
Highland, Lake County
Hobart
Merrillville
Munster
Portage
Importantes subúbios de Louisville
Clarksville
Jeffersonville
New Albany
Importantes surbúbios de Fort Wayne
Huntertown
Leo-Cedarville
New Haven
Importantes surbúbios de Evansville
Princeton
Newburgh
Importantes subúrbios de South Bend
Granger
Mishawaka
Fonte: wikipédia