- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,064
- Gostos Recebidos
- 439

A taxa de inflação na zona euro deverá subir para 2,7 por cento em Setembro, acima dos 2,6 por cento registados no mês anterior, de acordo com uma estimativa rápida divulgada hoje pelo Eurostat.
Relativamente às principais componentes da inflação, publicadas hoje, pela primeira vez, pelo gabinete de estatísticas da União Europeia, a energia deverá registar a taxa anual mais elevada em Setembro (9,2 por cento contra 8,9 por cento em Agosto), seguida pela alimentação, álcool e tabaco (2,9 por cento contra três por cento) e pelos serviços (dois por cento contra 1,8 por cento).
Esta é a primeira projecção do Eurostat que, a 16 de Outubro, divulgará os dados finais da taxa de inflação do mês de Setembro para cada Estado-membro e para o conjunto da zona euro e da União Europeia.
Em Agosto, a taxa de inflação na zona euro atingiu 2,6 por cento, enquanto nos três meses anteriores manteve-se nos 2,4 por cento.
A taxa de inflação continua, assim, acima do alvo do Banco Central Europeu de manter o nível deste indicador próximo dos dois por cento.
Fonte: Lusa/SOL