• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Informação na net cria visão fragmentada da vida

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
345
ng1400981_435x200.jpg


Informação na net cria visão fragmentada da vida

A quantidade de informação disponível através dos motores de busca na Internet, como o Google, gera uma visão "muito fragmentada" da vida e uma abordagem superficial dos assuntos, principalmente entre os mais jovens, defendeu hoje um especialista."O facto de possuirmos muita informação faz com que se tenha uma visão muito fragmentada da vida e da realidade, e isso começa a verificar-se nos nossos jovens", disse o gestor de Projecto do Centro Internet Segura na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Nuno Moreira falava à agência Lusa a propósito dos 15 anos da Google, que se assinalam na sexta-feira, embora a empresa tenha arrancado a 4 de Setembro de 1998 e o registo do domínio Google.com tenha acontecido a 15 do mesmo mês.
O Google "revolucionou" a forma de fazer pesquisa porque permite o acesso a uma quantidade enorme de dados acerca de um tema, com uma busca a partir de uma palavra ou uma expressão, o que aumentou muito as possibilidades de qualquer pessoa "se cultivar".
"Antigamente, sabíamos mais sobre uma mesma coisa, sobre um determinado assunto, sabíamos coisas com maior profundidade, hoje a informação é tanta que temos de olhar para ela de uma maneira um pouco diagonal e superficial", explicou Nuno Moreira.
Esta abordagem "dá-nos uma visão mais parcial da realidade e dá-nos maior dificuldade de concentração durante muito tempo", acrescentou.
Para o especialista em segurança na internet, "é preciso uma grande maturidade para conseguir ‘fechar a torneira’ e não ser ‘atropelado’ por toda esta informação disponível".
Porém, referiu, na maioria dos casos, o que acontece é passar-se pelas coisas superficialmente e "alguns professores já se queixam de que os alunos não entram em profundidade nas questões".
Trata-se de uma mudança cultural e, actualmente, "quando alguém pergunta sobre algum assunto, a primeira coisa que dizemos é 'google it' [procura na net], isto já se interiorizou e em pouco mais de 10 anos a Google tornou-se uma parte fundamental das nossas vidas até porque passamos [muito tempo] online", defendeu.
O acesso fácil e rápido a dados e documentos contribuiu, por exemplo, para situações em que são copiados textos para trabalhos escolares, configurando plágio.
Há uns anos, "também existia plágio", mas era mais complicado pois implicava uma deslocação a uma biblioteca, consulta de livros ou documentos e realizar a cópia de forma manuscrita, e "hoje é tudo mais fácil e demora segundos", especificou.

Fonte: Lusa/SOL
 
Topo