Portal Chamar Táxi

Insetos contribuíram para fim de dinossauros

nita_vsc

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2006
Mensagens
2,237
Gostos Recebidos
0
Uma nova teoria sobre a causa da extinção dos dinossauros sugere que os insetos podem ter tido "papel importante" na extinção dos grandes répteis pré-históricos.

Segundo a pesquisa, publicada no livro What Bugged the Dinosaurs? Insects, Disease and Death in the Cretaceous ("O que incomodou os dinossauros? Doenças e Morte no Cretáceo", em tradução livre), os dinossauros sofreram muito com doenças provocadas pela picada de mosquitos e outros insetos.

A nova teoria sugere ainda que os insetos, como as abelhas e outros polinizadores, auxiliaram na disseminação rápida de plantas com flores, esgotando as fontes de alimentação dos dinossauros vegetarianos.

Inicialmente, essa mudança teria dificultado a vida dos dinossauros vegetarianos e posteriormente, dos seus predadores.

O estudo dos cientistas George e Roberta Poinar, da Oregon State University, nos Estados Unidos, sugere ainda que os dinossauros não foram extintos de maneira abrupta, mas que o seu fim foi gradual e teria levado milhões de anos.

"Não sugerimos que os insetos sejam a única causa da extinção dos dinossauros, mas acreditamos que eles tenham papel importante", afirma George Poinar.

"Mas os eventos geológicos e catastróficos não explicam sozinhos um processo que levou muito tempo, talvez milhões de anos."

Extinção gradual
Uma das teorias mais conhecidas sobre o desaparecimento dos dinossauros sugere que o impacto da queda de um asteróide sobre a Terra há 65 milhões de anos teria provocado a extinção dos reptéis. Outra teoria bastante aceita é a mudança climática provocada pela erupção de um vulcão na Índia.

Os cientistas analisaram insetos encontrados na resina fossilizada do período Cretáceo em depósitos no Líbano, Canadá e Mianmar.

A pesquisa fez uma reconstrução do ambiente hostil pré-histórico habitado por enxames de insetos. Segundo os pesquisadores, o estudo encontrou vermes intestinais e protozoários em excrementos fossilizados de dinossauros.

De acordo com os autores do livro, as análises mostram como insetos infectados com doenças como a malária, Leishmania e outros parasitas intestinais podem ter provocado a devastação lenta dos dinossauros.

Além disso, os insetos podem ter destruído a vegetação ao espalhar doenças na flora.
 

marcio.glei

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jul 27, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
O Fim Dos Dinossauros O GÁs

O fim dos Dinossauros

É sabido que os Dinossauros foram extintos do planeta terra a milhares de anos, mais será isso uma verdade que não pode ser questionada? Eu quando criança, e quase todas as crianças adoravam e adoram esses animais gigantescos, e desde pequenos já aprendemos que os Dinossauros foram extintos por uma grande catástrofe ocorrida a muito tempo, o que separou as nossas eras, mais será isso a completa verdade, será que não existe uma lacuna à ser preenchida, uma pergunta que não foi respondida. Na verdade existem varias espaços a serem completados, nem todas as perguntas foram respondidas pelos estudos que foram feito até hoje.
Há varias teorias, as quais não respondem completamente a todas as questões. Por exemplo: Porque animais que viveram na era dos Dinossauros vivem até hoje. Porque não foram extintos com seus irmãos pré-históricos, são pequenas questões que nos deixam confusos, porém eu formulei uma teoria sobre a extinção parcial dos dinossauros. Não sou cientista, sou apenas um curioso com um pouco de imaginação e uma duvida que me deixa inquieto.
Que fique bem claro que essa teoria não é embasada em estudo cientifico, é apenas uma teoria criada a partir de um estudo feito em livros didáticos, aquele oferecido nas escolas publica.
Há um tempo atrás, eu me pequei pensando como teria sido a extinção dos Dinossauros, será que foi realmente como dizem os cientistas, então pensei, o planeta terra é relativamente grande, como um impacto de um asteróide poderia levar uma espécie tão adaptada como os Dinossauros a uma completa extinção, então veio a minha cabeça uma questão muito simples a qual poderia ter levado esses animais à extinção.
A terra a alguns milhões de anos atrás possuía uma atmosfera que não dava condições a vida biológica, pois todo ser que tem suas moléculas baseadas em carbono, necessita de uma determinada condição para existir, e a terra não oferecia essas condições. Porem em certo momento a terra começou a esfriar, mesmo assim com sua atmosfera mais fria não seria possível um animal que respirasse oxigênio sobreviver em um ambiente no qual o gás que existia em abundancia era o CO2, ou seja, o gás Carbônico.
A minha teoria parte exatamente desses dois tipos de gases. Como os Dinossauros foram os primeiros animais que andaram sobre a terra seca, (Segundo os livras didáticos), e já que nesse período o gás que nos dá a vida, que é o oxigênio não era tão presente, mais o gás carbônico era o gás que predominava na atmosfera da terra. A única forma de um animal sobreviver nessas condições de vida seria respirando o gás que existia em abundância. Então na minha percepção todos os seres da era dos Dinossauros respiravam o CO2.
A terra é um planeta que estar em constante transformação, e a cada momento sofre modificações, levando assim os seus habitantes a se adaptarem ao seu novo ambiente, e implacavelmente não sobrevive, aquele que não se adaptar as transformações sofridas. Foi o que aconteceu com os Dinossauros.
Na era dos Dinossauros a terra não era tão coberta por verde como hoje, sabemos que as plantas são grandes produtoras de oxigênio, e consomem muito gás carbônico, com o passar do tempo às plantas foi tomando conta de todo a terra, e mais uma vez a terra sofre uma grande transformação, o gás que antes era abundante agora estar escasso, forçando os seres a uma nova adaptação, os animais que não conseguiram se adaptar e respirar o oxigênio foram extintos.
Foi o que aconteceu com os Dinossauros, os que conseguiram sobreviver ao grande impacto provocado pelo meteoro, não sobreviveram à força da terra. Porém nem todos tiveram o mesmo fim, muitos animais aquático e alguns répteis conseguiram se adaptarem e até hoje podemos vê-los, tanto na terra ou no mar.
Muita gente se preocupa com forças destrutivas que pode vir do espaço, como meteoro, cometas, etc. Nem sabem eles que o perigo maior encontra se diante dos seus olhos, aqui mesmo na Terra. É provado por cientista que, a Terra quando se sente ameaçada ela se transforma, e sempre foi implacável nas suas transformações e aqueles que não se adapta é descartado. O que vemos hoje é a Terra se defendendo das ações do homem, todos os dias você vê nos noticiários catástrofe climáticas ocorrendo em todo o mundo isso nada mais é um sinal que a Terra estar selecionando mais uma vez os mais fortes, e infelizmente aquele que não se adaptar será atropelado pela fúria da terra.

 
Última edição:
Topo