Portal Chamar Táxi

Instalar 2º Disco IDE

Patrick

GF Prata
Entrou
Nov 3, 2006
Gostos Recebidos
3
Tenho tido uns problemas no meu pc ( já tem uns anitos), que penso são do disco. Por vezes não consegue ler alguns sectores, pede muitas vezes para verificar consistencia do disco, etc. E estou a ficar farto de fazer formatações.
Pois bem, o disco que actualmente tenho é um Seagate ATA de 40GB. O que estava a pensar fazer era comprar outro disco IDE de 160GB(Não suporta SATA). As dúvidas que tenho são: Como coloco o novo disco como master, e nele instalar o windows? É reconhecido automaticamente? Tem que ser formatado primeiro?
Enfim, nunca fiz isto, se alguém puder ajudar, agradeço.
Indiquem-me passo a passo o que devo fazer.

Só mais uma questão qual é a diferença das versões Bulk para as outras? Posso comprar versão bulk?

Muito Obrigado

Fiquem bem.

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
O disco de 40 que tens já é velhinho e o mais certo é estar danificado.

O novo disco de 160, já é mais rápido e para o meteres em master só tens de colocar os jumpers que ele trás, no sítio certo, isso é fácil, no disco vem a dizer como fazer.

Depois tens de ter o CD de instalação do Windows para formatares o disco e instalares o sistema operativo.

ct3ml

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Para instalares um novo disco como master tens apenas que retirar o jumper(peça de plastico normalmente preta parecida com um fusível ao lado da entrada de corrente do disco) do disco antigo, assim o antigo fica como slave e novo vem sempre seleccionado como master, o pc vai detecta-los automaticamente, depois é só instalar o windows.
Quanto a versão do windows lamento não te poder ajudar.

Patrick

GF Prata
Entrou
Nov 3, 2006
Gostos Recebidos
3
ct3ml, desde obrigado. Quando falo em versões bulk não são do windows, mas sim do disco. Há versões bulk e retail.
As bulk são mais baratas, eu queria era saber porquê.
Fiquem bem

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Eu não metia o disco velho, uma vez que dizes que ele tem dado problemas.

O ideal era criares 2 partições no disco de 160, assim ficavas com uma partição de por exemplo 40GB, onde instalavas o Windows e programas, e ficavas com outra de 120 para guardares tudo o resto.

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
ct3ml, desde obrigado. Quando falo em versões bulk não são do windows, mas sim do disco. Há versões bulk e retail.
As bulk são mais baratas, eu queria era saber porquê.
Fiquem bem

As outras são de marca, o controlo de qualidade é melhor, e em princípio são de melhor qualidade.

Patrick

GF Prata
Entrou
Nov 3, 2006
Gostos Recebidos
3
Magic_Maker, tenho vantagem em não o instalar?
Seria só para guardar dados.
Mas o de 160 GB chega perfeitamente. Isso é verdade.

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Magic_Maker, tenho vantagem em não o instalar?
Seria só para guardar dados.
Mas o de 160 GB chega perfeitamente. Isso é verdade.

Podes instala-lo, mas como dizes que ele costuma dar problemas, e já é velhinho mais vale não o fazeres, até porque o de 160GB é grande, e podes mete-lo com duas partições, e guardar os dados na partição maior.

Quanto ao de 40GB, eu comprava uma caixa externa, e ligava-o a uma entrada USB, assim ficavas com um disco portátil para ligares a qualquer PC, há caixas externas a uns 15€.

Patrick

GF Prata
Entrou
Nov 3, 2006
Gostos Recebidos
3
Pois é, de tarde fui comprar um disco novo e agora à noite tenho estado a tentar instalá-lo.
Só que não sei o que se passa: a Bios reconhece-o, começo a formatação com o cd do windows, faz tudo como se estivesse a formatar o disco e após os 100 por cento de formatação apresenta-me esta mensagem: "o programa de configuração não conseguiu formatar a partição. O disco pode estar danificado. Certifique-se que a unidade está ligada correctamente à energia eléctrica e ao computador. Se o disco for SCSI, certifique-se que os disositivos SCSI estão correctamente terminados. Consulte o manual do computador ou a documentação da placa SCSI para mais informações"
Já andei a ver na bios se será necessário configurar algo,mas não consigo descobrir onde está o erro.
O disco é um IDE de 160 GB.
Se puderem dar umas dicas. Agradeço

Obrigado