Portal Chamar Táxi

Internet Explorer volta a perder mercado para navegadores rivais

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Apesar de ainda manter a liderança no mercado de navegadores, o Internet Explorer, da Microsoft, voltou a perder espaço para seus concorrentes no mês de Dezembro, revelou nesta sexta-feira levantamento realizado pela empresa de consultoria Net Applications.

A pesquisa revelou ainda que cresceu o uso dos rivais Firefox (Mozilla), Safari (Apple) e o recém-lançado Chrome (Google).

O Internet Explorer foi usado por 68,15% dos internautas monitorados em Dezembro, o que confirma a uma tendência de queda, já que em Novembro ele tinha 69,71%, e em Outubro 71,27% da preferência.

Os concorrentes da Microsoft no segmento se beneficiaram da queda, conforme os dados. A fatia do Firefox chegou a 21,34%, em tendência de crescimento, após registrar 20,78% e 19,97% em Novembro e Outubro, respectivamente.

O navegador da Apple, Safari, também ganhou espaço nos últimos três meses. Em Outubro, tinha 6,57% na participação, passou para 7,13% em Novembro e chegou à marca de 7,93% de uso em Dezembro.

O navegador Chrome, lançado pela Google no início de setembro, conseguiu ultrapassar pela primeira vez em Dezembro a marca de 1% de uso na pesquisa da Net Applications. Ficou com 1,04%, em crescimento, após ter 0,83% do uso em Novembro e 0,74% em Outubro.

Queda relativa

A Net Applications afirmou que a diminuição do uso da internet no trabalho no último mês do ano pode ter afectado os resultados, em desfavor da Microsoft.

"As férias de Dezembro favoreceram fortemente o uso residencial sobre o uso nos locais de trabalho. Isso aumenta relativamente o uso do Mac, Firefox, Safari e outros produtos que têm relativamente alto uso residencial", disse a companhia.

Os dados mostram, no entanto, que a participação no mercado do Internet Explorer teve uma queda mais acentuada em Novembro do que em Dezembro.

Estatísticas sobre o uso de sistemas operacionais calculados pela Net Applications sugeriram também que usuários de computadores da Apple são mais fiéis ao navegador da marca --Safari-- do que usuários do Windows, que vêm com o Internet Explorer instalado.

Quanto aos sistemas, o Windows tem hoje participação de 88,68%, contra 9,63% do Mac OS e 0,85% do Linux.

Para calcular o uso dos navegadores, a Net Applications colecta números dos sites que usam seu serviço de monitoramento, compilando dados de cerca de 160 milhões de visitantes a cada mês.


.
 
Topo