Fonsec@
In Memoriam
- Entrou
- Set 22, 2006
- Mensagens
- 29,306
- Gostos Recebidos
- 6

Um grupo de investigadores norte-americanos criou um protótipo de câmara capaz de captar imagens com um Gigapíxel de resolução, ou seja, mil milhões de píxeis A tecnologia foi desenvolvida por investigadores da Duke University, nos EUA, e resulta da integração de 98 microsensores de 14 megapíxels cada e uma unidade capaz de processar a alta velocidade a enorme quantidade de informação necessária para gerar as imagens.
O resultado, explicado num artigo publicado na revista Nature citado pelo El País, é um cubo com uma altura de 75 centímetros, bem maior do que os sistemas ópticos das câmaras fotográficas normais, que consegue tirar três fotografias com um Gigapíxel de resolução por minuto.
As enormes dimensões da câmara resultam da necessidade de ter espaço para incluir componentes de refrigeração do dispositivo.
Através desta tecnologia, cuja comercialização pode vir a ser realidade no futuro, é possível captar imagens com um detalhe bastante superior ao actual, tendo em conta que um megapíxel equivale a um milhão de píxeis e um Gigapíxel tem mil milhões de píxeis.
Um dos exemplos referidos no artigo para a utilização destas câmaras é a captação de imagens de um parque natural, que podem ser ampliadas de tal forma para, por exemplo, permitir contar quantas aves estavam a voar num determinado momento.
Contudo há outras utilizações previstas, nomeadamente para acções de vigilância e segurança, acrescentam.
SOL