• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

IOTA: uma criptomoeda bastante promissora

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Viver em 2018 é, sem dúvida, viver no meio da explosão das criptomoedas e ter uma oportunidade única para testemunhar o aparecimento de novas tecnologias. Dar um passo em frente para investir numa nova criptomoeda envolve pesquisa e conhecimento para tentar perceber como é que tudo funciona e aquilo que nos espera.



Hoje, vimos dar-lhe a conhecer a IOTA, uma criptmoeda que apareceu há relativamente pouco tempo e que é bastante promissora.



iota-720x405.png






Uma introdução à IOTA




Toda a gente gosta de uma nova tecnologia que possa mudar a forma como encaramos o mundo. De manhã acordamos e percebemos que algo mudou. De uma certa forma, foi isto que a Bitcoin tentou fazer. Será que foi bem sucedida? Ficará ao critério do leitor decidir mas, a meu ver, a Bitcoin foi extremamente importante para criar um “shift” na nossa mente e mudarmos a forma de encarar o dinheiro e a forma como as transações se processam.


Com a criptmoeda IOTA, a equipa por detrás desta moeda virtual desenvolveu um novo conceito de registo distribuído chamado Tangle. Acima de tudo, a IOTA foi especificamente desenvolvida para integrar o Mundo da “Internet das Coisas” IoT (Internet of Thing), onde existe uma forte interligação entre todos os dispositivos. Desde o aparecimento desta criptmoeda que a expectativa e entusiasmo à sua volta tem sido palpável.


[video=youtube;ivWqqfzunhI]https://www.youtube.com/watch?v=ivWqqfzunhI[/video]



A IOTA pretende, acima de tudo, suportar e fazer parte da próxima revolução industrial possibilitando transações monetárias rápidas e sem taxas entre computadores. E o seu potencial é maior do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. Inicialmente, este projeto foi suportado pelas grandes exchanges e por alguns dos maiores nomes do Mundo empresarial.



Como é que funciona a IOTA?



Uma das grandes inovações por detrás da IOTA é o Tangle. Resumidamente, o Tangle é um conjunto de grafos matemáticos que está para a IOTA da mesma forma que o Blockchain está para Bitcoin. Acima de tudo, esta tecnologia é uma versão avançada de registo em que não existem Blocos.


tangle-iota-720x405.jpeg



A existência do Tangle significa que é atingido um acordo baseado numa teia de verificações. Cada dispositivo que submete uma transação deve verificar duas outras transações na rede e contribuí com o seu poder de processamento para este fim.


Assim, cada transação é depois ligada permanentemente às duas transações que verificou e, com o passar do tempo, ficará ligada a outras transações que a verifiquem. Como não existe um Blockchain central, o problema da escalabilidade que se verifica com outras criptomoedas e que, no fundo, limita a quantidade de transações que a rede é capaz de processar, fica resolvido.



Zero taxas de transação



Dado que cada utilizador de IOTA contribui com o poder de processamento do seu dispositivo (para verificar outras transações) quando submete uma transação, o custo de utilização da rede é proporcional à “eletricidade” necessária para verificar duas transações. Isto faz com que não seja necessário a existência de mineiros, o que possibilita a eliminação de taxas de transação. Para além disso, a velocidade da rede aumenta com o volume de atividade.


transferencia-iota-720x486.png



E, ao contrário do que acontece com o Blockchain em que a rede está distribuída pelos mineiros, com o Tangle, a rede está distribuída por todos os utilizadores, fazendo com que cada um tenha um papel semelhante. Tudo isto faz com que a utilização da rede IOTA seja grátis.



A evolução da Internet das Coisas



A Internet das Coisas (IoT) é um conceito que se tem vindo a tornar bastante popular nos últimos e que tenta estabelecer ligações entre máquinas com o mínimo de interferência por parte do Ser Humano. E, muitas dessas conexões envolvem pagamentos.


internet-das-coisas-720x550.jpg



Imagine, no futuro, uma transação entre o seu carro e um detetor de parqueamento, ou então entre o seu frigorífico e o supermercado online. Todas estas transações precisam de ser instantâneas. Se a IOTA conseguir cumprir com as promessas, ou seja, inexistência de taxas de transação e processamento de milhões de transações por segundo, esta criptomoeda pode ser uma solução viável.


Atualmente, não existem taxas de transação, por isso, parte da promessa está a ser cumprida. No entanto, o tempo que as transações demoram a ser verificadas ainda não atingiu o ideal. De acordo com a empresa de consultoria Bain, o mercado IoT deverá valer cerca de 470 mil milhões de dólares em 2020 e se a IOTA se tornar na sua moeda virtual de troca principal passará a desempenhar um papel muito importante; e passará a valer muito mais do que os 2.01 dólares que vale à data de escrita deste artigo.


iota-720x480.jpg




Conclusão




Acredito que a IOTA possa ser uma tecnologia revolucionária e que tem bastante potencial para resolver o atual problema de escalabilidade da Bitcoin. A equipa por detrás desta criptmoeda tem vindo a fazer um excelente trabalho de divulgação do projeto e está em constante colaboração com grandes empresas como a Cisco e a Samsung. Para além disso, tem vindo a atrair várias empresas grandes, associações e universidades.


Sem dúvida, a IOTA é um dos projetos mais inovadores do Mundo das criptomoedas e pretende revolucionar várias indústrias. Só com o tempo poderemos dizer se foi bem sucedida na sua missão e se foi capaz de impulsionar a tecnologia do futuro.





logopplware.png
 
Topo