Portal Chamar Táxi

Israel Três ministros trabalhistas abandonam governo de Netanyahu

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Gostos Recebidos
10
Israel
Três ministros trabalhistas abandonam governo de Netanyahu

Três ministros trabalhistas israelitas anunciaram esta segunda-feira a sua demissão do Governo, na sequência de uma cisão provocada no partido pelo seu dirigente, o ministro da Defesa Ehud Barak.

"Falei há pouco com o primeiro-ministro e informei-o da minha demissão", anunciou em conferência de imprensa Binyamin Ben Eliezer, responsável pelo ministério da Indústria e Comércio, citado pela agência noticiosa AFP.

As renúncias de Ben Eliezer, Yitzhak Herzog e Avishai Braverman são as primeiras demissões de membros do governo do primeiro-ministro de direita Benjamin Netanyahu, desde a sua formação em Março de 2009.

"Para mim, o processo de paz é uma questão essencial para Israel", sublinhou Ben Eliezer, antes de explicar a sua decisão, que ocorreu pouco após a retirada de funções de Herzog e Braverman, que detinham as pastas dos Assuntos Sociais e das Minorias.

Braverman tinha já anunciado a sua decisão em declarações transmitidas em direto pela rádio israelita: "Um governo que decidiu não fazer avançar o processo de paz é um governo no qual não tenho nada a fazer, e por conseguinte vou apresentar a minha demissão", disse em conferência de imprensa.

Barak anunciou na manhã de hoje o abandono do Partido Trabalhista para criar uma nova formação política com quatro deputados trabalhistas, entre os quais Shalom Simhon, que mantém a pasta da Agricultura. O partido Trabalhista detinha cinco ministérios e 13 dos 120 lugares no parlamento.

Correio da Manhã