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Jacarta é a capital e maior cidade da Indonésia. Situa-se na ilha de Java e conta com cerca de 18,2 milhões de habitantes na sua área metropolitana. Foi fundada em 1619 pelos neerlandeses com o nome de Batávia, junto à aldeia javanesa de Jacarta. Foi ocupada pelos ingleses entre 1811 e 1814. Tomou o nome actual em 1949.
Há estradas de ferro durante toda Jacarta; entretanto, são inadequadas em fornecer o transporte para os cidadãos de Jacarta. Em horas de pico, o número dos passageiros excede simplesmente a capacidade. As trilhas da estrada de ferro conectam Jacarta a suas cidades metropolitanas: Depok e Bogor ao sul, Tangerang e Serpong ao oeste, e Bekasi, Karawang, e Cikampek ao leste. As principais estações ferroviárias são Gambir, Jatinegara, Pasar Senen, Manggarai, Tanah Abang e Jakarta Kota.
As linhas de ônibus levam menos do que a meia-hora para atravessar uma rota que normalmente leva de mais do que uma hora durante horas de pico. A construção dos segundos e terceiros corredores de ônibus foi terminada em 2006, servindo à rota de Pulogadung a Kalideres. A linha de ônibus que serve desde Blok M até Jacarta Kota é operacional desde janeiro 2004.
Apesar da presença de muitas estradas largas, Jacarta sofre com o congestionamento devido ao tráfego pesado, especialmente centro comercial da cidade. Para reduzir os congestionamentos, algumas estradas principais em Jacarta têm uma lei "três em um" durante as horas de pico, introduzidas primeiramente em 1992, proibindo menos de três passageiros por carro em determinadas estradas. Em 2005, esta lei também passou a valer na estrada de Gatot Subroto.
Isto apresentou uma oportunidade econômica para aqueles que têm somente duas pessoas no carro, um "joki" (que significa "jockey") cobra para aqueles que querem viajar pelo trecho interditado. Isto custa atualmente em torno de Rp5000, e há muitos jockeys na entradas dos trechos interditados.
As estradas de Jacarta são notavelmente conhecidas pelo comportamento indisciplinado do condutor; as leis da estrada são quebradas com impunidade e a polícia local não é muito rígida. As linhas da estradas são desconsideradas pelos motoristas e não é incomum ver carros viajando na contra-mão. Além disso, em anos recentes o número das motocicletas nas ruas tem crescido exponencialmente. O mar de pequenas motocicletas de 100-200cc, cria muita poluição no ar e muita poluição sonora, sendo essa uma das pragas de Jacarta.
Uma estrada exterior do anel agora está sendo construída e é em parte operacional de Cilincing-Cakung-Pasar Rebo-Pondok Pinang-Daan Mogot-Cengkareng. Uma estrada de pedágio conecta Jakarta ao Aeroporto Internacional de Soekarno-Hatta no norte de Jakarta. É conectado também através da estrada de pedágio o porto de Merak e Tangerang ao oeste e o Bekasi, Cibitung e Karawang, Purwakarta e Bandung ao leste.
Duas linhas do Monotrilho de Jacarta estão sob a construção: a linha verde servindo Semanggi-Estrada Casablanca-Kuningan-Semanggi e a linha azul servindo Kampung Melayu-Estrada Casablanca-Tanah Abang-Roxy. Além, há umas planos para duas linhas do sistema de metrô (MRT), com uma linha norte-sul entre Kota e Lebak Bulus, com conexões a ambas as linhas do monotrilho; e uma linha leste-oeste, que conecta com a linha norte-sul na estação de Sawah Besar. O projeto atual, que começou em 2005, foi parado devido a uma falta dos fundos e do seu futuro permanece incerto.
Fonte: wikipédia
Há estradas de ferro durante toda Jacarta; entretanto, são inadequadas em fornecer o transporte para os cidadãos de Jacarta. Em horas de pico, o número dos passageiros excede simplesmente a capacidade. As trilhas da estrada de ferro conectam Jacarta a suas cidades metropolitanas: Depok e Bogor ao sul, Tangerang e Serpong ao oeste, e Bekasi, Karawang, e Cikampek ao leste. As principais estações ferroviárias são Gambir, Jatinegara, Pasar Senen, Manggarai, Tanah Abang e Jakarta Kota.
As linhas de ônibus levam menos do que a meia-hora para atravessar uma rota que normalmente leva de mais do que uma hora durante horas de pico. A construção dos segundos e terceiros corredores de ônibus foi terminada em 2006, servindo à rota de Pulogadung a Kalideres. A linha de ônibus que serve desde Blok M até Jacarta Kota é operacional desde janeiro 2004.
Apesar da presença de muitas estradas largas, Jacarta sofre com o congestionamento devido ao tráfego pesado, especialmente centro comercial da cidade. Para reduzir os congestionamentos, algumas estradas principais em Jacarta têm uma lei "três em um" durante as horas de pico, introduzidas primeiramente em 1992, proibindo menos de três passageiros por carro em determinadas estradas. Em 2005, esta lei também passou a valer na estrada de Gatot Subroto.
Isto apresentou uma oportunidade econômica para aqueles que têm somente duas pessoas no carro, um "joki" (que significa "jockey") cobra para aqueles que querem viajar pelo trecho interditado. Isto custa atualmente em torno de Rp5000, e há muitos jockeys na entradas dos trechos interditados.
As estradas de Jacarta são notavelmente conhecidas pelo comportamento indisciplinado do condutor; as leis da estrada são quebradas com impunidade e a polícia local não é muito rígida. As linhas da estradas são desconsideradas pelos motoristas e não é incomum ver carros viajando na contra-mão. Além disso, em anos recentes o número das motocicletas nas ruas tem crescido exponencialmente. O mar de pequenas motocicletas de 100-200cc, cria muita poluição no ar e muita poluição sonora, sendo essa uma das pragas de Jacarta.
Uma estrada exterior do anel agora está sendo construída e é em parte operacional de Cilincing-Cakung-Pasar Rebo-Pondok Pinang-Daan Mogot-Cengkareng. Uma estrada de pedágio conecta Jakarta ao Aeroporto Internacional de Soekarno-Hatta no norte de Jakarta. É conectado também através da estrada de pedágio o porto de Merak e Tangerang ao oeste e o Bekasi, Cibitung e Karawang, Purwakarta e Bandung ao leste.
Duas linhas do Monotrilho de Jacarta estão sob a construção: a linha verde servindo Semanggi-Estrada Casablanca-Kuningan-Semanggi e a linha azul servindo Kampung Melayu-Estrada Casablanca-Tanah Abang-Roxy. Além, há umas planos para duas linhas do sistema de metrô (MRT), com uma linha norte-sul entre Kota e Lebak Bulus, com conexões a ambas as linhas do monotrilho; e uma linha leste-oeste, que conecta com a linha norte-sul na estação de Sawah Besar. O projeto atual, que começou em 2005, foi parado devido a uma falta dos fundos e do seu futuro permanece incerto.
Fonte: wikipédia