• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Japão lançou foguetão com o primeiro robô

eica

GForum Vip
Entrou
Abr 15, 2009
Mensagens
21,723
Gostos Recebidos
1
707d861d0bcf644b24e475e1d316d786170d69a5.jpeg


O Japão lançou este domingo com êxito um foguetão de carga com mantimentos para a equipa da Estação Espacial Internacional e o primeiro robô que vai ao espaço para fazer companhia a um astronauta japonês.

O foguetão tipo H-2B foi lançado às 4.48 horas de sábado (20.48 de Portugal continental) da estação espacial da ilha de Tanegashima, na província japonesa de Kagoshima.

Cerca de 15 minutos depois de ter sido lançado, e uma vez em órbita, a unidade de carga (Konotori IV) separou-se do foguetão em direção à estação espacial, onde se espera que chegue na sexta-feira, segundo a agência japonesa (JAXA).

O Konotori IV transporta uma carga de 5,4 toneladas, que abrange dois satélites Ardusat com sensores de medição de radiação produzidos pela empresa espanhola Libelium, comida, água e roupa para os seis astronautas que formam a equipa permanente da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla inglesa).

Na carga do Konotori IC segue também o robô Kirobo para fazer companhia ao astronauta Koichi Wakata, o primeiro japonês a comandar a ISS. Esta será a primeira experiência do género no espaço.

O robô, equipado com uma câmara de reconhecimento facial e outra para gravar imagens, está programado para comunicar com alguma autonomia com humanos em japonês e para gravar e transmitir mensagens, podendo melhorar o entendimento entre astronautas e o pessoal de controlo na Terra.

Com 34 centímetros de altura e um peso de cerca de um quilo, o robô, preto e branco com botas vermelhas e inspirado na personagem de manga Astro Boy, foi desenvolvido durante dois anos pelo Centro de Investigação para Ciências e Tecnologias Avançadas da Universidade de Tóquio, pela empresa Robo Garage, JAXA, o fabricante de automóveis Toyota e a agência de comunicação Dentsu.

O envio deste robô para o espaço faz parte de um estudo que pretende analisar a forma como uma companhia não humana pode dar apoio emocional a pessoas isoladas por longos períodos.

Fonte: JN
 
Topo