- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,288
- Gostos Recebidos
- 1,168
Depois de um período marcado por tempo seco e soalheiro, o estado do tempo em Portugal continental deverá alterar-se nos próximos dias devido à aproximação de ondulações do jato polar.
A previsão é avançada pela Meteored Portugal (tempo.pt), que revela que as ondulações podem conduzir à passagem de várias frentes atlânticas até 8 de dezembro.
Segundo a Meteored, as projeções do modelo europeu (ECMWF) e do modelo americano (GFS) apontam para um cenário de maior instabilidade atmosférica, ainda que de curta duração. Já o padrão NAO+, caracterizado por um jato polar mais forte e deslocado para norte, não exclui por completo a ocorrência de precipitação no país.
"Apesar da 'entrada em cena' de um padrão clássico de NAO+, em que o jato polar está mais forte e deslocado para norte, fazendo com que as depressões circulem nas latitudes altas, isso não significa que o jato polar deixará de registar algumas ondulações, pelo que não estará propriamente sem chover durante muito tempo em Portugal", explicou Alfredo Graça, geógrafo e meteorologista.
A aproximação de vales depressionários e depressões atlânticas deverá provocar períodos de chuva, sobretudo no Noroeste, estendendo-se ao Norte e Centro. As frentes, no entanto, deverão surgir de forma intermitente e não configurarão episódios prolongados de instabilidade.
"Estas ondulações do jato polar irão atravessar a nossa geografia, mas serão situações temporárias. Com um fluxo atlântico tão forte, é pouco provável que a curto e médio prazo se produza uma grande entrada de ar frio, pelo que tampouco deverá verificar-se queda de neve abundante", indicou o meteorologista.
Dezembro começa mais ameno do que o habitual
Apesar das oscilações térmicas esperadas durante a passagem das frentes, as temperaturas deverão manter-se ligeiramente acima da média, entre 1 e 3 ºC, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu e Guardado durante a primeira quinzena de dezembro.
A Meteored prevê, ainda, que o padrão atmosférico atual se mantenha pelo menos até 8 a 10 de dezembro. Depois desse período, aumenta a incerteza quanto à evolução do estado do tempo, com os modelos a apresentar cenários divergentes.
Afinal, o que é o jato polar?
O jato polar é uma corrente de ventos fortes que circula na alta troposfera, entre cerca de 8 e 12 km de altitude. Resulta do contraste de temperaturas entre o ar frio das regiões polares e o ar mais quente das latitudes médias, criando um fluxo rápido de oeste para leste.
Esta corrente atua como um guia para as depressões e frentes atlânticas, influenciando a ocorrência de chuva, vento e variações de temperatura. Quando o jato polar se desloca ou ondula, pode alterar a trajetória dos sistemas meteorológicos e provocar alterações ao estado do tempo em Portugal.
IN:NM
