Portal Chamar Táxi

Jihadista português morto na Síria

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng3683954.jpg



Homem de 36 anos é o primeiro jihadista português que integrava o Estado Islâmico a morrer nos combates.

Sandro "Funa" morreu no final de outubro após sofrer ferimentos graves num bombardeamento aéreo, segundo noticia Público. O homem entrou na Síria pela Turquia há cerca de nove meses. O jornal indica ainda que a família já foi informada da morte. Sandro nasceu em Portugal e era de origem cabo-verdiana. Converteu-se ao Islão em Londres, escreve aquele jornal.



Sandro é o primeiro português a morrer nestas circunstâncias, mas já a 22 de maio houve notícia da morte de um jihadista com fortes ligações a Portugal: um lusodescendente com família em Toulouse (França) cometeu um atentado suicida no Iraque, fazendo o seu carro explodir contra uma fábrica, escreve a edição online do Expresso.
Segundo dados do Relatório de Segurança Interna de 2013 divulgado em abril, cerca de 12 mil jihadistas de 81 países viajaram para a Síria desde o início do conflito, há três anos. No caso dos portugueses, apesar de nascidos em território nacional, a conversão ao islão e a radicalização ocorreu nos países para onde emigraram. José Manuel Anes, do OSCOT ( Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo), disse ao DN numa entrevista publicada a 31 de agosto, que dos dez casos portugueses sinalizados, apenas um "fez uma pequena passagem por um país estrangeiro, todos os outros estavam lá fora".
O recrutamento destes jovens tem vindo a ser combatido pelas autoridades, tanto de países europeus como nos EUA. As redes sociais têm sido poderoso meio para divulgar mensagens ideológicas violentas.



dn
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Que descanse em paz junto das suas virgens, porque não faz cá falta nenhuma.


Sent from my Optiplex 960 using Firefox

DX2
 

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
Que descanse em paz junto das suas virgens, porque não faz cá falta nenhuma.


Sent from my Optiplex 960 using Firefox

DX2


Nem mais
, teve o que procurou.
 
Topo