Portal Chamar Táxi

Jocel TVC2008BG não arranca

totoco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2009
Gostos Recebidos
0
Olá

Tenho uma TV Jocel TVC2008BG que não arranca. Quando a ligo à energia e ligo o botão On/Off, o led fica aceso. Logo que carrego num botão do telecomando para escolher um canal, ouve-se o circuto MAT a funcional e o led apaga-se. Só quando desligo o botão ON OFF é que volto a ter outra reacção, ou seja um traço horizontal surge por vários instantes e a TV desliga.

Enquanto o led está apagado não há MAT nem som. Verifico também que quando o led está apagado tenho tensão 110V à saída da fonte de alimentação e todas as outras tensãoes também estão boas. Verifico que a tensão á saída do transistor que corta a alimentação (depois do transformador de rede) está também com 110V.
Já verifiquei se há curtos e não encontrei nada. Já troquei o transistor que comuta o TransfLinhas e o probleba continua.

Não consigo ver qual a versão do Shassis, mas tenho um esquema que não é igual mas é muito parecido (Jocel 613B). Pelo que todas as indicações por mim dadas anteriormente foram baseadas neste esquema.

Agradeço ajuda

Cumprimentos

T.C

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
bom dia pessoal

companheiro totoco tens a tensão B+ de 145v no tsl ou no colector do tr de alta?verifica bem ou substitui o tr da fonte..verifica as resistências de valor alto da fonte se não estão alteradas de valor,diodos..algum curto no secundário..verifica também se tens os 24v no IC do vertical por causa da linha horizontal..

cumprimentos

paulo vb

totoco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2009
Gostos Recebidos
0
Gigolo
Obrigado pela tua pronta resposta.

O problema é que não tenho o esquama certo para aquela TV.

Será que alguem me pode arranjar?

Cumprimentos

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
boas pessoal

sim mas isso não impede que vejas essas tenções..mede com o multimetro..

cumprimentos

paulo vb

totoco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2009
Gostos Recebidos
0
Gigolo

Peço desculpa pela minha má avaliação.

Verifiquei que tenho sempre MAT.

Só não aparece som nem imagem.

Verifiquei também que quando meço a tensão nos terminais do transistor do trasformador MAT, a televisão fica a funcionar normalmente. Desligo e volto a ligar, ela não arranca, meço a tensão nos terminais do transistor do trasformador MAT e ela volta a arrancar (multimetro digital).

Já verifiquei as soldaduras, torci um pouco o shassi, mas depois de estar em funcionamento nunca mais desliga.

O que poderá ser?

Cumprimentos

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
boa noite pessoal

ok..pelo k disses-te já trocas-te o tr de alta? é que pelo sintoma dá a entender ser o mesmo..verifica se há solda fria á volta do tr..quando está ligaga tens os 180v nos trs na placa crt?

cumprimentos

paulo vb

Última edição:

totoco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2009
Gostos Recebidos
0
Olá

Se eu aumentar um pouco a lumunusidade e o contraste, verifico que as linha de retorno de campo aparecem e o ecran tambem fica mais claro. De qualquer modo não há som nem imagem. Com o osciloscópio já verifiquei os vários pontos de teste e parece estar tudo bem. Já verifiquei se há soldas frias, mas nada. Já alterei os pot. de focos no Flay mas ´so tornou o ecran mais claro. Acho muito estranho por vezes quando foço medições no transistor do Flay a imagem e o som aparecem continuamente até eu desligar a TV.

Já agora no transistor do Flay tenho uma tensão superior a 600V que é o maximo do meu voltimetro. No esquema fala de 900Vpp. Normalmente, medindo com o multimetro qual o valor para esta tensão?

Neste caso como há MAT e não há som nem imagem, onde estará o problema?

Cumprimentos

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
boa tarde pessoal

epa isso é tensão a mais..no coletor do tr de alta tens que ter de 135v a 150v +ou- que é o B+ que vem do tsl..não estarás a medir mal?

cumprimentos

paulo vb

totoco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2009
Gostos Recebidos
0
Não!

Já medi com outros aparelhos e dá sempre superior a 600V!

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
e como é k estás a fazer a medição...em continuos?estás a utilizar a massa do tuner?é k se assim for em principio tens problemas de estabilização vinda da fonte..

paulo vb

carlosvale

GF Platina
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas amigo
Verifica 2 tranzistas a saida do tranformador da fonte , que faz o stand by , nao sei se essa tv usa , mas sei que é utilisado pela a maioria dos tvs da jocel e costuma dar muitos problemas , sendo eles semelhantes ao que o amigo descreveu !

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
compaheiro totoco
boas pelo que descreves é um pouco esquisita a avaria deves ter problemas no corte do stb.
esperimenta a ligar o aparelho e muda de canal nas teclas frontais do ap, ve se fás igual
(esse transf, de linhas é o original ou já foi subst.)
cump.

luis

totoco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2009
Gostos Recebidos
0
Obrigado pelas respostas.

Vou tentar responder a todos.

De facto estou a utilizar a massa do tuner. Qual massa devo utilizar? Os condensadores que estão em paralelo com o Flay são para 1,2Kv. pelo que a tensão nesse ponto deve ser superior a 600V.

Posso tentar trocar os transistores de stand by, mas devo dizer que á saída deste transistor em relação à massa do tuner, tenho 110V, quando ligo a TV no comando. Aparentemente estão a trabalhar bem.

O corte de stand by em principio está a funcionar, como já referi ele liga quando ligo no botão do telecomando e mantem-se ligado porque tenho MAT.

Vou experimentar a ligar no botão frontal. O transformador de linhas ainda é o original. Mas como, já referi, tenho MAT.

Cumprimentos

Obrigado

totoco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2009
Gostos Recebidos
0
Olá

Voltei a fazer alguns testes e verifiquei que nenhum dos botões da TV que controlam o canal e o volume trabalha, ou seja, com a TV em Stand by, não liga a TV.

Com a TV a trabalhar (como ja disse, ao fazer medições em relação à massa no Flay, a TV liga e funciona bem), os botões Da TV não alteram o volum de som, mas aparece e desaparece rapidamente o OSD com o simbolo de volume.

Também não consigo fazer a mudança de canal nem com o comando nem com os botões da TV.

Cumprimentos

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Gostos Recebidos
0
Em cima dizes que quando ligas aparece uma linha na horizontal?? Já verificaste o circuito do vertical?

totoco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2009
Gostos Recebidos
0
Olá JManu

O que eu digo é que ao desligar a TV aparece por breves instantes um traço Horizontal, o que é normal e indica que houve MAT.

De qualquer modo obrigado pelo teu intersse.

Cumprimentos

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas
companheiro totoco
esperimenta a medir as tensoes que saiem do choper .
porque se arranca e vês um traço na horizontal e de seguida arreia poderá eventualmente haver consumo a mais no circuito do vertical, retira o ic, e esperimenta para ver se arranca sem este.

LUIS

totoco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2009
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado a todos.

Problema resolvido

Curto circuito na placa com o led e botões de comando canal/volume.

Cumprimentos

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
boas pessoal

amigo totoco como esplicas esse curto?k tipo de curto?na pista?um chante?

cumprimentos

paulo vb

totoco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2009
Gostos Recebidos
0
Olá

Bom! Houve um post mais a cima que me perguntou se os botões frontais funcionavam, e se faziam o mesmo sintoma. Verifiquei que não. Quando clicava no botão de volume aparecia o OSD com o sianl de volume e desaparecia logo. O canal tambem não mudava. Isto tudo nas poucas vezes que consegui por a TV a trabalhar (ao medir o TR de Mat). Decidi então desligar o cabo com ficha que vai para os botões (os botões ficam numa pequena placa separada do chassi). Voltei a ligar a TV e esta ficou a trabalhar normalmente. Liguei e desligue a ficha e verifiquei que o problema estava naquela pequena placa.

Retirei a placa e verifiquei o funcionamento dos botões, as soldaduras e só podia ser duas soldaduras que estavam muito juntas com zebre. Dessoldei e voltei a soldar, limpei, montei e ficou tudo a funcionar.

Cumprimento e obrigado.

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
pois é companheiro isso acontece quando limpam o ecran ou quando está esposto á umidade ou vapores.

eu apanhei um caso identico já á bastante tempo que parece mentira mas nao
foi mijo de gato, escorreu pelo ecrân e foi parar á placa da botoneira.

um abraço

e sempre ao dispor da malta deste forum

LUIS

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
bom dia pessoal

amigo totoco o0brigado pela explicação.. até sempre..

ctps

paulo vb