Portal Chamar Táxi

Jornalista chinês preso por publicar "informações falsas"

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
Um jornalista chinês que trabalhava no portal de internet Boxun, um meio de comunicação censurado na China, foi detido por publicar "informações falsas".

Xiang Nanfu, 62 anos, escrevia desde 2009 com o pseudónimo de "Feixiang" no portal Boxun, uma página de informação com temas sensíveis da atualidade chinesa e cuja sede está alojada nos Estados Unidos.
"O residente de Pequim (em referência ao jornalista) foi detido por publicar informação falsa a troco de dinheiro, prejudicando seriamente a imagem do país", informou a polícia.
Segundo a versão oficial, as falsas notícias escritas pelo jornalista continham informações sobre expropriações de terras de forma violenta, agressões por parte da polícia e uma suposta rede de tráfico de órgãos organizada pelo Governo chinês.
O jornalista, que em 2013 publicou mais de 1300 artigos no portal, começou a colaborar para portais informativos em 2004, quando escreveu sobre a demolição da sua casa e a baixa compensação que recebeu das autoridades.
Em comunicado no seu portal, a administração do Boxun rejeitou as acusações contra o Xiang Nanfu e assegurou que o jornalista sempre se preocupou em "denunciar os factos" apesar da sua "baixa compensação" monetária, pois o portal não tem capacidade que lhe "permita pagar enormes quantidades de dinheiro aos repórteres voluntários na China".



jn
 
Topo