Fonsec@
In Memoriam
- Entrou
- Set 22, 2006
- Mensagens
- 29,306
- Gostos Recebidos
- 7

Gonçalo Franco já tem um dador de medula óssea compatível. Depois de meses de angústia, o jovem português, de 15 anos, que sofre de aplasia medular, poderá finalmente ser submetido ao transplante de que necessita. A sua história gerou uma verdadeira onda de solidariedade nas redes sociais.
Gonçalo, aluno de Ciências do ensino secundário e atleta federado do Clube de Basquetebol de Queluz, tinha uma vida perfeitamente normal até Agosto deste ano, quando lhe foi diagnosticada aplasia medular, a mesma doença que afetou o pequeno Gustavo, de três anos, filho do futebolista Carlos Martins, que também ajudou a divulgar os pedidos de ajuda da família.
Desde então, a mãe, Ana Cláudia Franco, desdobrou-se em campanhas de sensibilização para conseguir o registo de novos dadores de medula para encontrar alguém que salvasse a vida de Gonçalo que, segundo os médicos, conseguiria apenas resistir até Dezembro sem produzir glóbulos brancos.
"Os antigos colegas de escola dele de Massamá andaram porta a porta a distribuir panfletos a pedir ajuda para o Gonçalo. Também temos feito várias campanhas e há muita gente a participar, a partilhar", contou, já este mês, a progenitora, em entrevista à TVI.
"É tão simples ser dador de medula óssea e é isso que eu peço às pessoas: registem-se! Penso que não deve haver nada melhor do que ser dador de medula e poder salvar a vida de alguém, não interessa o rosto ou o nome", defendeu Ana Cláudia.
Agora, a mais aguardada notícia chegou: quando o prazo estabelecido pelos especialistas estava perto do fim, foi encontrado um dador compatível para o jovem, avançou esta quinta-feira a revista Lux, que escreve que a página da mãe no Facebook não pára de receber mensagens de entusiasmo e que a novidade tem sido muito partilhada nas últimas horas.
Bnoticias