• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Informação Jovens, eis quem recebe e como pedir o prémio salarial (de até 1.500€)

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808
naom_626beabb35b6a.jpg


Já está disponível o pagamento do prémio salarial, no valor de entre 697 e 1.500 euros, medida que foi aprovada no âmbito do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024)






Os jovens terão direito à devolução do valor equivalente à propina ao longo de um período equivalente ao número de anos do curso, ou seja, até quatro anos para licenciados, até seis anos no caso de mestrados integrados e dois anos para mestrados.


Para obter a devolução de propinas, os jovens devem cumprir os seguintes requisitos,(AT):


  • até 35 anos de idade, inclusive, no ano de atribuição do Prémio Salarial;
  • obtido em Portugal, o grau académico de licenciado e/ou de mestre, ou, ter obtido grau académico estrangeiro, reconhecido em Portugal como tendo um nível, objetivos e natureza idêntico àqueles mesmos graus portugueses;
  • rendimentos do trabalho, por conta de outrem (categoria A), ou independente (categoria B);
  • entregue declaração de rendimentos para efeitos de IRS, dentro do prazo legal;
  • a situação tributária regularizada, perante a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), à data do pagamento do Prémio Salarial;
  • residência fiscal em Portugal.


Como pedir?


Segundo a AT, o prémio salarial "depende de requerimento, mediante formulário eletrónico disponível no Portal ePortugal, até ao final do mês de maio do ano seguinte à verificação dos pressupostos para a sua atribuição".


No Portal ePortugal, selecione 'Prémio Salarial', autentique-se, preencha/confirme o Formulário e submeta-o, recomenda o Fisco.


"A Direção-geral do Ensino Superior (DGES) transmite à AT a informação relativa ao grau académico, bem como o respetivo número de anos do ciclo de estudos em causa, no prazo de 30 dias após o final de maio, ou seja, até 30 de junho. Após receber a informação da DGES, a AT dispõe também de um prazo de 30 dias, até 30 de julho, para efetuar a verificação dos pressupostos da sua competência e proceder ao pagamento do Prémio Salarial", explica a AT.


O Fisco adianta ainda que o valor é pago, pela AT, por transferência bancária, através do IBAN registado na AT e no estado de 'Confirmado'.

IN:NM
 
Topo