Portal Chamar Táxi

Notícias Juiz decide que desmantelamento da USAID pelo Governo Trump deve violar Constituição

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
50,360
Gostos Recebidos
1,385
Juiz decide que desmantelamento da USAID pelo Governo Trump deve violar Constituição

img_932x621uu2018-08-28-17-00-47-773131.jpg


Theodore Chuang impediu também o Departamento de Eficiência Governamental do bilionário Elon Musk de fazer novos cortes.

Um juiz federal determinou esta quarta-feira que o desmantelamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) deve violar a Constituição e impediu o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) do bilionário Elon Musk de fazer novos cortes.

O juiz distrital norte-americano Theodore Chuang, de Maryland, determinou que a administração liderada pelo republicano Donald Trump restaure o acesso aos e-mails e computadores de todos os funcionários da USAID, incluindo aqueles que foram colocados em licença administrativa.

O processo apontou Musk como réu abrangido pela obrigação, argumentando que estava a exercer um poder que a Constituição reserva apenas para aqueles que ganham eleições ou são confirmados pelo Senado.

A ordem judicial surge de uma ação interposta por advogados de funcionários e contratados da USAID.

Chuang disse que as provas sugerem que Musk tomou decisões de fechar a sede e o 'site' da USAID, apesar da alegação do governo de que era apenas um conselheiro do presidente Donald Trump.

As declarações públicas e publicações de Musk nas redes sociais demonstram que tem "um controlo firme sobre o DOGE", concluiu o juiz.

O juiz reconheceu que é improvável que a USAID já não seja capaz de desempenhar algumas das suas funções exigidas por lei.

"Tomados em conjunto, estes factos apoiam a conclusão de que a USAID foi efetivamente eliminada", apontou Chuang.

Em fevereiro, a administração Trump colocou toda a equipa mundial da USAID, exceto uma fração, em licença e notificou pelo menos 1.600 dos seus funcionários sediados nos EUA de que seriam despedidos.

A atuação para destruir a agência de ajuda humanitária com seis décadas fez parte de um esforço mais vasto para erradicar a agência de ajuda estrangeira e a maioria dos seus programas humanitários e de desenvolvimento no estrangeiro.

No dia da tomada de posse, Trump emitiu uma ordem executiva determinando o congelamento do financiamento da assistência estrangeira e uma revisão de todo o trabalho de ajuda e desenvolvimento dos EUA no estrangeiro.

Trump acusou grande parte da assistência estrangeira de ser um desperdício e de promover uma agenda liberal.

A Casa Branca e o DOGE não responderam imediatamente a um pedido de comentário pela agência Associated Press (AP).

Correio da Manhã
 
Topo