Portal Chamar Táxi

Julho menos quente e mais chuvoso do que o normal

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
O mês de Julho foi menos quente, mas mais chuvoso do que o normal em Portugal continental, tendo em conta o período de referência (1971-2000), segundo o boletim climatológico mensal elaborado pelo Instituto de Meteorologia.

O valor médio da temperatura máxima esteve 0,5 graus Celsius abaixo do normal de referência, enquanto o valor médio da temperatura mínima esteve 1,2º inferior ao normal.

Ainda em Portugal continental, a média da precipitação em Julho foi superior ao valor de referência, classificando-se o mês como normal a muito chuvoso nas regiões do Norte, extremamente chuvoso nas regiões do Noroeste e seco a normal nas regiões do centro e sul.

No Funchal e em Porto Santo, Madeira, os valores médios da temperatura média, máxima e mínima do ar em Julho foram superiores aos valores médios do período de referência (1971-2000), ao contrário do que sucedeu com a quantidade de precipitação.

Nos Açores, o valor médio da temperatura do ar foi inferior ou próximo do valor médio em todos os grupos do arquipélago e os valores da quantidade de precipitação foram "bastante superiores aos normais (1971-2000) em todo o arquipélago, excepto em Santa Maria e Flores".

De acordo com o boletim climatológico, em 31 de Julho "a situação de seca em Portugal Continental apresentou um ligeiro desagravamento em particular nas regiões do Noroeste, encontrando-se 92 por cento do território em situação de seca, 4 por cento normal e 4 por cento em chuva fraca".

Na situação de seca, 40 por cento do território encontra-se em "seca severa" e "extrema", 33 por cento em "seca moderada" e 19 por cento em "seca fraca".

O índice de seca meteorológica apresenta nove níveis entre "chuva extrema" e "seca extrema".

A seca meteorológica pode não corresponder às secas hidrológica ou agrícola, dado que existe sempre um desfasamento de tempo entre os valores meteorológicos e hidrológicos, porque a falta de chuva pode demorar a reflectir-se nas albufeiras.

Os valores da quantidade de precipitação acumulada no período entre 1 de Outubro de 2008 e 31 de Julho 2009 continuam inferiores aos valores médios de 1971-2000 em quase todo o território do Continente, adianta o boletim climatológico.
jn
 
Topo