- Entrou
- Fev 4, 2008
- Gostos Recebidos
- 0

Julie Blackmon nasceu em 1966, em Springfield, no Missouri, a mais velha de 9 irmãos. Diz-se inspirada pela pintura holandesa e flamenga, especialmente por Jan Steen, pintor holandês do séc.XVIII, conhecido pelas representações de cenas da vida quotidiana. Quis fazer o mesmo com a sua família: os seus filhos, as suas irmãs, os filhos das irmãs.

Eu ficava horas a olhar para cada uma das fotografias - quanto maior o caos de gente, objectos, movimentos, melhor -, e vagamente reconhecia em mim o mesmo prazer que me toma nos museus e nos livros de arte antiga, perante quadros cheios de pormenores, mas só a leitura da biografia me confirmou que nada era, afinal, por acaso.

Os portfolios de Julie Blackmon foram surgindo, espaçados, ao longo dos últimos anos, no site photoeye, onde há pouco tempo surgiu um terceiro, com a notícia da recente publicação do livro.

Há pelo menos dois tipos de abordagens neste trabalho: fotografias não encenadas e fotografias encenadas. Estas últimas são mais comuns no terceiro e mais recente grupo, onde se encontra até um retrato a lembrar um bocadinho a Família Adams. Creio, no entanto, que a maioria das fotografias será híbrida.

A minha preferida é sem sombra de dúvida esta:

obvious:right: