- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,066
- Gostos Recebidos
- 441

Os supermercados da cadeia Jumbo são os que praticam os preços mais baixos entre os 593, espalhados por todo o país, que a DECO visitou, superando o Continente e o Ecomarché, revela a edição da revista DECO/Proteste de Outubro.
A associação de defesa dos consumidores recolheu e analisou quase 70 mil preços para três cabazes de compras: um com cem produtos que privilegia as marcas do fabricante e representa o consumo médio de uma família portuguesa, outro com 81 produtos para quem escolhe o mais barato e um terceiro com 58 produtos apenas de marca própria.
«Para todas as compras do cabaz 1, temos apenas um vencedor (…) dos preços mais baixos: isolado na liderança, o Jumbo, na Amadora, arrasa os Mosqueteiros e o Continente que brilharam no estudo anterior», lê-se na publicação, que coloca o Jumbo em Vila Nova de Gaia na segunda posição e mantém a terceira posição do Jumbo em Rio Tinto.
O segundo lugar é partilhado pelas cadeias Continente, Modelo Continente, Pão de Açúcar e Pingo Doce, caindo o Continente Bom Dia para a terceira posição.
No cabaz 2, para quem escolhe o mais barato, o Jumbo faz-se acompanhar do regresso do Aldi ao primeiro lugar, mantendo as lojas Continente o segundo lugar. O Lidl, Continente Bom Dia e Ecomarché colam-se ao topo.
No cabaz três, as diferenças de preços não são muitas: «As marcas próprias das cadeias praticam um nível de preços muito semelhantes», conclui o estudo da associação, que destaca pela negativa os preços elevados da marca da cadeia Supercor, que são seis por cento mais caros do que os do Continente, do Continente Modelo e do Pingo Doce.
O estudo da Deco conclui ainda que as compras online perderam este ano terreno face a 2011 e estão entre «as mais caras».
Fonte: Lusa/SOL