Luz Divina
GF Ouro
- Entrou
- Dez 9, 2011
- Mensagens
- 5,985
- Gostos Recebidos
- 0
Direção-Geral da Saúde emite comunicado para alertar sobre o risco de sarampo para quem vai ao EURO 2012.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado com recomendações para quem pretenda viajar com a finalidade de assistir ao Campeonato Europeu de Futebol, na Ucrânia e Polónia, entre 8 de junho e 1 de julho de 2012.
O sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas, que se transmite apenas “pessoa-a-pessoa”.
É prevenível pela vacinação e está, há vários anos, controlado em Portugal, uma vez que a grande maioria das pessoas está protegida por vacinação ou por ter tido a doença.
Na maioria dos países europeus têm ocorrido surtos de sarampo nos últimos anos, registando-se mais de 34.000 casos, incluindo 9 mortes e 7.000 internamentos hospitalares em 2011.
Este fenómeno deve-se às baixas coberturas vacinais contra o sarampo e consequente suscetibilidade das populações.
Na Ucrânia, decorre atualmente uma epidemia de sarampo, concentrada na região oeste, com mais de 5.000 casos notificados em 2012, mas prevê-se a sua intensificação e disseminação geográfica.
Por estas razões, os eventos onde se encontram pessoas de vários países, aumentam o risco de exposição individual ao vírus do sarampo, além de outras doenças transmissíveis, algumas das quais preveníveis pela vacinação.
Recomenda-se, assim, preferencialmente 4 a 6 semanas antes da viagem para assistir ao Campeonato Europeu de Futebol (EURO 2012), uma consulta de saúde do viajante e:
- Se tiver 18 anos de idade ou menos e vacinas do Programa Nacional de Vacinação (PNV) em atraso deve dirigir-se ao centro de saúde para atualizar (gratuitamente) o esquema vacinal;
- Se tiver mais de 18 anos de idade, para além da eventual atualização do PNV, se não estiver vacinado contra o sarampo nem tiver tido a doença, deve vacinar-se com, pelo menos, 1 dose de vacina contra o sarampo (VASPR1), gratuitamente, no centro de saúde.
Se vai ao Campeonato Europeu de Futebol – EURO 2012, aconselhe-se com o seu médico e, se necessário, junte a vacina ao cachecol e à camisola da Seleção Nacional.
Para mais informações sobre a prevenção de doenças em viagem consulte ainda o tema Férias e viagens com mais saúde no website da DGS.
Em caso de dúvidas utilize a Linha Saúde 24 através do número 808 24 24 24.
Fonte