Portal Chamar Táxi

Juros da dívida portuguesa afundam em dia de apresentação do Orçamento

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,093
Gostos Recebidos
496
Os juros exigidos pelos investidores para a compra de obrigações portuguesas com maturidade a 10 anos estão a aprofundar a descida das primeiras horas da manhã.

No dia em que o Governo vai entregar a Proposta de Orçamento do Estado para 2011, os juros estão a descer quase 35 pontos base, depois de já terem recuado 13 pontos base na sessão anterior.

A correcção registada nas últimas três sessões fez cair os juros de 6,22% para os 5,718% actuais.

Desde 16 de Setembro que as taxas não negociavam abaixo dos 6%.

Esta queda ocorre numa altura em que muitas das medidas do Orçamento, com o qual o executivo pretende assegurar a redução do défice para 4,6% do PIB em 2011, são já conhecidas.

Desta vez, o movimento de correcção não está a ser comum aos dois países sob maior escrutínio nas últimas semanas (Portugal e Irlanda). A “yield” a 10 anos da Irlanda está a aliviar apenas três pontos base para 6,14%.

O prémio de risco da dívida pública portuguesa face à alemã também está a descer, num dia em que os investidores estão a aumentar a sua exposição ao mercado de acções e a abandonar a tradicional segurança das obrigações soberanas alemãs. Os juros da dívida alemã a 10 anos sobem quatro pontos base e ajudam o “spread” da dívida pública portuguesa face à alemã, que já esteve acima dos 400 pontos base, a descer hoje para menos de 340 pontos base.

No último sábado, Teixeira dos Santos disse ao "Expresso", que “com taxas de juro que se aproximem dos 7%, entramos num terreno onde começa a colocar-se” a hipótese de recurso ao Fundo Monetário Internacional. Na sexta-feira anterior, os juros da dívida a 10 anos tinham encerrado ao nível de 6,25%. A proposta de OE, que será apresentada hoje, fica sujeita à aprovação da oposição, que se opõe a algumas das medidas apresentadas pelo primeiro-ministro e pelo ministro das Finanças.

Jornal Negócios
 
Topo