Portal Chamar Táxi

Kentucky

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
O Kentucky é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região Sudeste do país. Seu nome oficial é Commonwealth of Kentucky. O Kentucky localiza-se no interior do leste dos Estados Unidos. Suas principais fontes de renda são a manufaturação de produtos industrializados e o turismo.

Anteriormente, acreditava-se que a origem do nome do Estado vinha de uma palavra ameríndia, que significa "terreno de caça escuro e sangrento", por causa de que as tribos nativas que viviam na região caçavam dentro das densas florestas do estado, e que, muitas vezes, estas tribos batalhavam-se entre si nestas florestas. Porém, atualmente acredita-se que a palavra Kentucky possa ser atribuído a numerosos idiomas indígenas, com vários significados possiveis. Alguns destes significados são "terra do amanhã", "terra de cana e perus" e "terras pradas".

A região onde está localizada atualmente o Kentucky foi colonizada originalmente por colonos da colônia britânica de Pensilvânia, em 1774, mas passou a ser controlada pela Virgínia ao longo da Revolução Americana de 1776, e tornou-se o décimo quinto estado americano a entrar na união, em 1 de junho de 1792.

O Kentucky é cercado completamente por outros estados americanos. O estado limita-se ao norte com o Illinois, a Indiana e o Ohio, a nordeste com a Virgínia Ocidental, a leste com a Virgínia, ao sul com o Tennessee e a oeste com o Missouri. Florestas cobrem cerca de 30% do estado.

Toda a fronteira setentrional do Kentucky com outros Estados é formada inteiramente pelo Rio Ohio, que serve como uma divisória natural entre o Kentucky e os estados setentrionais. A fronteira ocidental é formada pelo Rio Mississippi. O Kentucky é o único Estado americano que possui parte de seu território localizado em um enclave localizado dentro de outro Estado americano. Um pequeno pedaço de terra no extremo ocidente do Kentucky (de fato, o ponto mais ocidental do Estado), chamado de Madrid Bend, uma península fluvial, está cercado por três lados pelo Rio Mississippi, sendo que ao norte faz fronteira com o Missouri e ao sul com o Tennessee. Este enclave anteriormente fazia parte do corpo principal do Kentucky. Porém, um massivo terremoto em 1811 na região desviou o curso do Rio Mississippi - que então já atuava como uma fronteira natural entre o estado e o Missouri - separando efetivamente este enclave do resto do Kentucky. Porém, este enclave continuou a fazer parte do Kentucky, mesmo sendo isolada do resto do Estado.

O Kentucky pode ser dividida em cinco distintas regiões geográficas:

A Região da Compra de Jackson localiza-se no extremo ocidente do Kentucky. Esta área fez parte do Kentucky desde que o Estado entrou à União em 1792, mas que era disputada pelos indígenas que viviam na região. Andrew Jackson comprou estas terras dos nativos americanos em 1811, e assim assegurou a posse da região ao Estado de Kentucky. Esta região caracteriza-se pela presença de grandes e planas planícies, e por possuir as altitudes mais baixas do Estado. O ponto menos elevado do Kentucky, com seus 78 metros, localiza-se nesta região.
A Região de Pennroyal localiza-se ao longo do centro-sul do Estado. Caracteriza-se pelo seu terreno pouco acidentado e seu solo fértil, bem como pela presença de serras rochosas ao norte da região.
Os Campos Ocidentais de Carvão localizam-se na região centro-noroeste do Estado. Caracteriza-se pelo seu terreno acidentado, pelo seu solo fértil e principalmente pelas suas grandes reservas de carvão (a região produz cerca de 70% do carvão minerado no Estado).
Os Planaltos do Apalache ocupam todo o leste do Kentucky. Estes planaltos caracteriza-se pelo seu terreno acidentado, com vários planaltos, serras, vales, rios e lagos. Possui as altitudes mais altas do Estado. Aqui, localiza-se a Montanha Negra, com seus 1 263 metros de altitude, o ponto mais elevado do Estado.
A Região Bluegrass localiza-se no norte do Kentucky. Esta região caracteriza-se pelo seu terreno pouco acidentado e pelos seus pastos. A maior parte dos rebanhos bovinos e equinos são criados nesta região. Ao longo do leste, sul e do oeste desta região localiza-se uma sub-região do Bluegrass, a Região de Knobs. Knob significa em inglês "botões" ou "maçanetas". A região de Knobs possui várias rochas que possuem um formato semelhante a de um cone, assemelhando-se a maçanetas quando vistas de longe, e a botões quando vistas do céu.

O Kentucky possui um clima temperado, com verões quentes e invernos relativamente frios. A temperatura do Estado não varia muito de região a região.

No inverno, as temperaturas caem gradualmente à medida em que se viaja em direção ao norte. O sul do Kentucky possui temperaturas médias de 2°C, enquanto que o cento-norte possui uma temperatura média de -1°C. A média das mínimas no Kentucky, no inverno, é de -3°C, e das máximas, de 7°C. Extremos variam entre -30°C a 18°C. A temperatura mais baixa já registrada no Estado foi de -38°C, registrada em Shelbyville, em 19 de janeiro de 1994.

No verão, as temperaturas mais altas são registradas no oeste do Estado, onde as altitudes são mais baixas. A temperatura média no verão, no extremo ocidente do Kentucky, é de 28°C, no centro-sul é de 25°C, e no leste, é de 23°C. A média das mínimas no verão é de 18°C, e das máximas, 30°C. Extremos variam entre 10°C a 42°C. A temperatura mais alta já registrada no Kentucky é de 46°C, em Greensburg, em 28 de julho de 1930.

A taxa de precipitação média anual de chuva do Estado é de 117 centímetros. O sul possui taxas de precipitação levemente maiores do que no norte do Estado. As taxas de precipitação média anual de neve é de 30 centímetros. O sul registra cerca de 20 centímetros anuais de neve, enquanto que o norte registra cerca de 50 centímetros anuais.
De acordo com o censo nacional de 2000, a população do Kentucky em 2000 era de 4 041 769 habitantes, um crescimento de 10% em relação à população do Estado em 1990, de 3 698 969 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do Estado em 4 173 405 habitantes, um crescimento de 12,8% em relação à população do Estado em 1990, de 3,2%, em relação à população do Estado em 2000, e de 0,8% em relação à população estimada em 2004.

O crescimento populacional natural do Kentucky entre 2000 e 2005 foi de 77 156 habitantes - 287 222 nascimentos menos 210 066 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 27 435 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou no ganho de 32 169 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população do Kentucky cresceu em 131 120 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 31 570 habitantes. 2,3% da população do Estado (95 000 habitantes) não nasceram nos Estados Unidos.

Cerca de 48% da população do Kentucky vive em regiões metropolitanas. Os núcleos metropolitanos do Kentucky são Louisville, Lexington, Cincinnati (localizado em Ohio, parte da região metropolitana localizada no Kentucky), Hopkinsville - Clarksville (a última localizada no Tennessee), Henderson - Evansville (a última localizada no Indiana), Ashland - Huntigton (o último localizado na Virgínia Ocidental) e Owensboro.

Principais cidades

100 mil habitantes ou mais (área urbanizada)
Louisville
Lexington

10 a 100 mil habitantes (área urbanizada)
Ashland
Bardstown
Bowling Green
Campbellsville
Corbin
Covington
Danville
Elizabethtown
Frankfort
Georgetown
Glasgow
Henderson
Hopkinsville
Madisonville
Mayfield
Middlesboro
Murray
Newport
Owensboro
Paducah
Radcliff
Richmond
Shelbyville
Somerset
Winchester


Outras cidades, subúrbios importantes
Augusta
Berea
Central City
Erlanger
Florence
Fort Thomas
Hazard
Horse Cave
Independence
Leitchfield
Londres
Morehead
Nicholasville
Newport
Paris
Pikeville
Shively
Versailles
Williamsburg


As cidades mais populosas do Kentucky, bem como a maioria dos condados em rápido crescimento populacional no Estado, estão concentrados em uma área conhecida como Golden Triangle (Triângulo Dourado), na região do Bluegrass, no centro-norte do Estado. As exceções são os condados de Hardin, LaRue e Meade, localizados na região de Pennyroyal, no Western Coalfields, sudoeste do Estado.

A cidade mais populosa do Kentucky é Louisville, cuja população estimada em 2004 era de 556 332 habitantes. A porção região metropolitana de Louisville localizada dentro de Kentucky possui uma população de 1 120 039 habitantes. A segunda maior cidade do Kentucky é Lexington, que possui uma população de 260 512 habitantes, com sua região metropolitana possuindo uma população de 635 547 habitantes em 2055. Os sete condados localizados no extremo norte do Kentucky, região chamada de Nothern Kentucky, que faz parte da região metropolitana de Cincinnati (cidade localizada no Estado vizinho de Ohio) possuíam em conjunto 403 727 habitantes em 2005. As regiões metropolitanas Loiusville e Lexington, mais a Nothern Kentucky, possuíam uma população combinada de 2 159 313 habitantes em 2005, compondo 51,7% da população do Estado.

As outras duas áreas urbanas em rápido crescimento no Kentucky são Bowlin Green e a região metropolitana centralizada nas cidades de Somerset, London e Corbin. Embora Somerset seja a única cidade desta região metropolitana que possui mais de dez mil habitantes, a região tem experenciado grande crescimento populacional, juntamente com um grande aumento no número de postos de trabalho na área. e é considerada por muitos geógrafos como a próxima grande área urbanizada do Kentucky. Crescimento populacional tem sido especialmente grande no Condado de Laurel. Estima-se que a população de London quase duplicará, de 5 692 habitantes em 2000 para 10 879 habitantes em 2010.

Fonte:wikipédia
 
Topo