• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Odisseias

Khorasan: uma ameaça mais perigosa que o Estado Islâmico?

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
2
Os Estados Unidos lançaram, esta terça-feira, ataques aéreos contra os rebeldes do Estado Islâmico, na Síria. Mas a ofensiva não atingiu apenas os radicais islamitas. As forças norte-americanas também atacaram uma célula da al-Qaeda, a organização Khorasan, por alegadamente estar a preparar um ataque terrorista contra os EUA ou a Europa.

O exército norte-americano levou a cabo oito ataques contra o Khorasan. A Casa Branca confirmou os ataques, mas não esclareceu os motivos dos mesmos, afirmando apenas que quis travar a «conspiração» contra os EUA e os aliados, por parte de «experientes agentes da Al- Qaeda».

Só na semana passada o Governo norte-americano se referiu ao grupo pelo nome, através do diretor dos serviços de inteligência, James Clapper, que, segundo o «The New York Times» terá afirmado que o Khorasan era uma ameaça «mais perigosa» que o Estado Islâmico.

Mas afinal, o que é o Khorasan? Poderá esta organização ser ainda mais perigosa que o Estado Islâmico?

Conheça todas as respostas através da infografia.

Khorasan: quem são e por que não se ouvir falar deles antes?
Quem são?

Trata-se de uma célula ligada à al-Qaeda presente em várias províncias da Síria. O seu objetivo é capitalizar combatentes de várias nacionalidades para lançar ataques terroristas nos países ocidentais.

São iguais ao Estado Islâmico?

O Estado islâmico, de origem sunita, estabelece diferenças muito distintas entre as várias vertentes do Islão, rejeitando outras etnias como os xiitas e os curdos. Por isso expulsam e atacam muçulmanos nas regiões onde pretendem expandir o califado. O Khadasan não tem como objetivo atacar outros muçulmanos, uma vez que considera que isso enfraquece o seu objetivo principal: atacar os alvos ocidentais.

4dad4e120c96bf04c7f67a4f19d7b3d031b03529_original.png

Qual é a dimensão do grupo?

Não se sabe exatamente o número de membros do grupo. Peritos em segurança norte-americanos afirmaram ao canal «AbC News» que deverá ter até 50 combatentes. No entanto, o grupo tem-se aproveitado do grande fluxo de estrangeiros que chegam à Síria para combater. Além disso, está sob a proteção da frente al-Nusra, um vasto grupo de combatentes da al-Qaeda.

Quem é o líder?

Mushin al-Fadhli, de 33 anos, antigo confidente de Osama Bin Laden é o líder da organização. De acordo com o Departamento de Segurança norte-americano, citado pela «Time», al-Fadhli foi um dos poucos membros da al-Qaeda que sabia dos planos sobre o atentado de 11 de setembro, em Nova Iorque. Al-Fadhli lutou com os talibãs no Afeganistão e angariou fundos para os combatentes da al-Qaeda no Iraque. Encontrá-lo vale uma recompensa de mais de cinco milhões de euros.

8a7e5d2b736429012d5ff468452739d7021d87ab_original.png


Por que só agora se ouvir falar deste grupo?

Ao contrário do Estado Islâmico, a organização mantém um perfil discreto, preferindo engendrar ataques através de planos secretos e com armas escondidas.

Para o ocidente, talvez. Estima-se que o Estado Islâmico reúna atualmente mais de 31 mil combatentes, pelo que, à partida, a dimensão do grupo é muito superior. No entanto, o objetivo do EI é estabelecer um califado, expandindo as regiões que já se encontram sob o seu domínio, eliminando as minorias étnicas e religiosas. O Khorasan pode ser mais perigoso para o ocidente na medida em que, apesar de ter uma dimensão muito menor, o seu único objetivo é estabelecer ataques contra alvos ocidentais.

Pode ser mais perigoso que o EI?

15036004a0c70e599bd12f20a2b8ebc9ba210928_original.jpg













tvi24
 
Topo