kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
Obama e Boehner ontem numa cerimónia na Casa Branca
O presidente da Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso norte-americano), o republicano John Boehner, anunciou hoje que pretende processar o Presidente norte-americano, Barack Obama, por abuso de poder.
O anúncio de John Boehner, terceiro numa eventual linha de sucessão presidencial, é encarado pelos aliados democratas de Obama como uma manobra política, a poucos meses das eleições intercalares norte-americanas (midterms), nas quais os republicanos esperam conquistar a câmara alta do Congresso norte-americano, o Senado. Estas eleições estão agendadas para 4 de novembro.
"A Constituição diz claramente que o trabalho do Presidente consiste na aplicação fiel das leis", referiu Boehner, numa conferência de imprensa.
"Na minha opinião, o Presidente não aplica fielmente as leis", reforçou.
"O Congresso tem um trabalho a fazer, como o Presidente. E quando existe um conflito entre os poderes legislativo e executivo, cabe-nos a responsabilidade de defender esta instituição", acrescentou.
Os republicanos criticam Barack Obama por um conjunto de decretos que ultrapassam, segundo a fação política, os seus poderes regulamentares, nomeadamente a regularização temporária de alguns jovens indocumentados em 2012 e os atrasos na aplicação de alguns aspetos da lei da reforma do sistema de saúde.
dn