Portal Chamar Táxi

Líder do Burundi vota em fato de treino em eleição contestada

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4470223.JPG


Oposição acusa Pierre Nkurunziza de violar a Constituição. Teme-se novo surto de violência entre hutus e tutsis neste país e suas repercussões no vizinho Ruanda.
Tiros e explosões ouviam-se ontem em Bujumbura, capital do Burundi, a anteceder a aberturas das assembleias de votos para umas eleições presidenciais contestadas pela oposição e marcadas pela determinação de Pierre Nkurunziza em se apresentar a um terceiro mandato.

Logo pela madrugada viam-se pessoas pelas ruas a caminhar para os locais da votação, onde se registava uma afluência regular e sem grandes concentrações. Muitas pessoas, citadas pelas agências noticiosas, tornavam claro não quererem ser fotografadas enquanto se encontravam nas assembleias. E a seguir à votação procuravam apagar a marca de tinta indelével nos dedos para, como confessaram, evitarem represálias dos adeptos da oposição.
As únicas concentrações de eleitores verificavam-se em áreas rurais, na região onde nasceu Nkurunziza e bairros de Bujumbura que são seus bastiões.
Estavam inscritos 3,8 burundeses que terão votado principalmente ao longo da manhã e a Comissão Eleitoral Nacional Independente garantiu que nos boletins de voto estavam inscritos os candidatos da oposição, apesar deste ter anunciado há bastante tempo o boicote.


dn
 
Topo