Portal Chamar Táxi

Líder dos rebeldes do Syriza anuncia movimento anti-resgate

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4553551.jpg


Euclid Tsakalotos alertou para o perigo de um novo empréstimo transitório




Grécia. Apoio da Nova Democracia garante aprovação do terceiro programa de ajuda no parlamento grego. Eurogrupo discute acordo hoje. Dívida helénica pode subir para 201% do PIB
Crónica de uma divisão anunciada pode ser o título do próximo capítulo da história do Syriza. Esta separação começou a ganhar força depois de, nas duas votações parlamentares de julho, cerca de um quarto dos seus 149 deputados se terem recusado a apoiar o governo de Alexis Tsipras. No fim de semana, o líder da Plataforma de Esquerda, grupo dentro do Syriza ao qual pertence a maioria destes rebeldes, ameaçou criar um novo partido. Ontem, dia de nova votação decisiva no parlamento, Panagiotis Lafazanis apelou à criação de um movimento anti-resgate.
O ex-ministro da Energia divulgou um documento, enquanto as comissões parlamentares começavam a discutir os termos do acordo de resgate, assinado também por outros 13 rebeldes do Syriza e no qual se apela à mobilização do povo grego para a criação de um "movimento de união" para a democracia e justiça social. "A luta contra o memorando começa agora, com a mobilização das pessoas em todos os cantos do país", refere o documento. "A assinatura do novo memorando representa a destruição do povo grego e da democracia. Anula o mandato do povo grego que foi contra as políticas neoliberais no referendo de 5 de julho", pode ainda ler-se. O governo respondeu dizendo que esta jogada "finaliza a sua decisão de escolher um caminho diferente do do governo e do Syriza".
A divisão dentro do partido levou Alexis Tsipras a fazer uma remodelação governamental a 17 de julho, na qual, além de Lafazanis, foram afastados vários ministros ligados à Plataforma de Esquerda, e a convocar um congresso extraordinário do Syriza para setembro. No horizonte está a convocação de eleições.


dn

 
Topo