Portal Chamar Táxi

Líderes dos 27 tentam acordo de 960 mil milhões

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
161
Líderes europeus retomaram as negociações já depois das 6 horas da manhã em Bruxelas, com proposta de 960 mil milhões em cima da mesa.

Depois de uma maratona pela noite dentro, o presidente do Conselho Europeu colocou em cima da mesa da cimeira uma proposta de orçamento que fixa um tecto de compromissos de 960 mil milhões de euros.

É com base neste valor que os líderes dos 27 retomaram as negociações já depois das 6 horas, para tentar chegar a um acordo durante o dia de hoje.

Os 960 mil milhões representam um corte adicional à anterior proposta de Van Rompuy, apresentada em Novembro, que fixava o orçamento em 973 mil milhões de euros. Ficam, ainda assim, acima da redução pretendida pelo Reino Unido.

Para obter a aprovação do primeiro-ministro britânico, o presidente do Conselho Europeu fixou um tecto de pagamentos bastante abaixo do limite dos compromissos: cerca de 908,5 mil milhões de euros.

A diferença entre os compromissos e o tecto dos pagamentos efectivos significa que, a haver acordo durante o dia de hoje, os líderes europeus avançam para uma proposta de orçamento deficitária.Algo que o presidente do Parlamento Europeu já avisou que não vai aprovar - a proposta que sair hoje do Conselho terá de ser aprovada no Parlamento.

Para tentar obter o consentimento de Martin Schulz num orçamento com défice de quase 52 mil milhões de euros, a proposta de Van Rompuy adopta uma cláusula de flexibilidade, que permite a transferência de verbas entre as diferentes rubricas dos fundos para a agricultura, por exemplo, e dos vários anos do quadro financeiro plurianual 2014 - 2020. Cláusula que tinha sido pedida pelos eurodeputados.

Com consenso em torno dos tectos, os líderes europeus estão neste momento reunidos para tentar chegar a um acordo sobre a distribuição das verbas do orçamento comunitário e as negociações prometem prolongar-se por mais algumas horas.

de
 
Topo