• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias 'La Bougie du Sapeur', o único jornal do mundo que só sai de 4 em 4 anos

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,626
Gostos Recebidos
813
naom_65e03d11172ca.jpg


Quem quiser ler o 'La Bougie du Sapeur', tem de esperar quatro anos. Isto porque a publicação satírica é o único jornal quadrienal do mundo e só chega às bancas em anos bissextos, a 29 de fevereiro.






A primeira edição foi lançada no ano de 1980 e, 44 anos depois, continua a conquistar os leitores. Atualmente conta com 20 páginas por 4,90€ e tem uma tiragem de 200 mil exemplares, disponíveis nas bancas e quiosques franceses.


A iniciativa partiu de um grupo de amigos que "queriam divertir-se" e os lucros do 'La Bougie du Sapeur' ('A Vela do Sapador', em português) destinam-se a uma associação para pessoas com autismo.


"O jornal continua a ser editado por alguns amigos. Encontramo-nos num bar e trocamos ideias durante as bebidas. Divertimo-nos muito e se o leitor também se divertir é a cereja no topo do bolo", contou o editor, Jean d'Indy, citado pela BBC.


Trata-se de um jornal organizado de "forma normal", com secções de política, desporto, assuntos internacionais, cultura e até mexericos. No entanto, há algo que o distingue: todos os artigos são feitos com comentários humorísticos.


A edição deste ano, por exemplo, tem como manchete "Seremos todos inteligentes" e aborda o avanço da Inteligência Artificial. Já nas páginas internacionais, um artigo recorda aos franceses quem foi o primeiro-ministro mais "esquecido" da atualidade: Liz Truss.


"É humor francês e não se traduz noutras línguas", explicou d'Indy. "Tentamos ser parvos mas não desagradáveis. Divertirmo-nos sem sermos cruéis."


"Espero que sejamos um pouco de ar fresco de quatro em quatro anos", acrescentou o editor. "Hoje em dia, as pessoas precisam de poder rir."

IN:NM
 
Topo