Portal Chamar Táxi

Lagos: Suspeitas recaem sobre carteiro

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Mensagens
7,981
Gostos Recebidos
8
Lagos: Suspeitas recaem sobre carteiro
Duas mil cartas deitadas ao lixo

Mais de duas mil cartas, muitas das quais violadas, foram encontradas abandonadas num baldio, na zona da Atalaia, em Lagos. As suspeitas recaem sobre o carteiro, um brasileiro de cerca de 30 anos que teria sido contratado pelos CTT para fazer o giro que abrange as zonas de Cerro das Mós, Santo Amaro e Ameijeira .

O caso remonta há cerca de um mês, quando a correspondência foi encontrada debaixo de uma figueira por uma moradora que passeava o cão. A PSP foi alertada e o processo passou para o Ministério Público.

Centenas de lacobrigenses terão sido prejudicados pela situação e foram muitos os que se queixaram aos CTT. "O meu neto não recebeu o abono de família do mês passado nem o deste", disse ao CM a proprietária do café Pirilampo, onde o carteiro deixava às vezes um saco com correio. "Uma vez deixou cá o saco e só voltou no dia seguinte. Outras vezes vinha ao fim da tarde e de certeza que já não ia fazer a distribuição", referiu.

Outra moradora, que só recebeu a reforma da sogra "11 dias depois do previsto" e sabe de uma vizinha "a quem a luz foi cortada por não ter recebido o aviso de pagamento", referiu que o carteiro "não só não entregava o correio como aldrabava".

"Ele metia as cartas nas caixas erradas e não sabia as direcções. Era frequente eu receber cartas que não eram para mim e depois eu é que as andava a entregar às pessoas", adiantou.

Fernando Lima, da Secção Regional do Algarve do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações, disse ao CM ter tido conhecimento do caso e apontou o dedo aos CTT por contratarem "espalhadores de cartas" em vez de profissionais.

"No Algarve, há já pelo menos 20 giros que foram agenciados a particulares que não são carteiros, pois não têm qualificação para tal. Coisas destas vão acontecer muitas mais vezes, para prejuízo do público", frisou o sindicalista.

CTT AFASTARAM CARTEIRO DESDE 1 DE JUNHO

O carteiro de Lagos suspeito de deitar fora as cartas foi substituído pelos CTT no passado dia 1 de Junho, disse ontem ao CM fonte oficial dos Correios, que revelou ter a empresa "uma investigação em curso desde Maio passado, decorrente da detecção de indícios anteriores à situação" em causa, a qual "está em investigação e entregue às autoridades".

"Os CTT desenvolveram desde então medidas extraordinárias de vigilância dos fluxos postais e procederam à substituição do carteiro em causa", referiu a mesma fonte, que garantiu estar a distribuição postal naquele giro "normalizada" neste momento.

Os CTT não forneceram mais informações, pelo facto de a matéria estar em investigação judicial.

PORMENORES

CTT ENTREGARÁ CARTAS

A correspondência deverá ser em breve libertada pelo MP e entregue pelos CTT aos seus destinatários, informou fonte oficial da empresa.

"PREGUIÇA"

Fonte policial disse ao CM que a forma de actuar do carteiro indicia mais "preguiça e negligência" do que intuito de furtar.

SITUAÇÃO "RARA"

Fonte dos CTT diz que este tipo de situação, que é "rara", é tratada de forma "disciplinarmente exemplar nos Correios".


Correio da Manha
 
Topo