kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
Governo regional quer rever acordo global com americanos, mas PS nacional é cauteloso. Interesse chinês passa a nível comercial, nunca militar. Base continua a ser a moeda de troca
A redução de efetivos militares americanos pode abrir a porta a outro tipo de utilização da Base das Lajes, na ilha Terceira, defendeu o presidente do governo regional dos Açores, o socialista Vasco Cordeiro. Há quem sustente que a China vê com bons olhos a instalação de um entreposto comercial ali no meio do Atlântico. Mas a vontade de Cordeiro em rever de forma global o acordo com os EUA esbarra nas cautelas do PS nacional - que pede um debate urgente para começar.
Ao DN, o deputado socialista Marcos Perestrello sublinhou a necessidade de o Parlamento discutir o problema das Lajes no Parlamento, antes da reunião da Comissão Bilateral Permanente (que reúne os dois países), prevista para fevereiro. Para já, CDS e PSD remeteram a audição do ministro da Defesa, Aguiar--Branco, para depois dessa reunião, apesar de os socialistas quererem ouvir o governo antes. E o secretário-geral do PS, António Costa falou na necessidade de ser o primeiro-ministro a liderar o processo.
dn