• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Lançamento do Falcon Heavy da SpaceX está para breve

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
5,095
Gostos Recebidos
2
O Falcon Heavy da Space X soltou os primeiros rugidos dando sinal que o seu lançamento está para breve. Durante o dia de ontem os 27 motores foram disparados simultaneamente na plataforma de lançamento 39A do Kennedy Space Center, na Florida.

O “test fire” foi realizado às 17:30h (horário de Portugal) e decorreu durante 10 segundos, fazendo emergir uma enorme nuvem de fumo.

falcon-heavy-720x397.jpg


A espera terminou…

Depois de esperamos vários anos por este momento, o lançamento do Falcon Heavy vai mesmo acontecer dentro de poucos dias. O teste aos motores foi um sucesso e a equipa da SpaceX mostra-se otimista com a perspetiva de lançamento.

[video=youtube;sNgByUWwFKU]https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=sNgByUWwFKU[/video]

O CEO da SpaceX, Elon Musk, também já deu o seu parecer no Twitter confirmando que tudo parece estar encaminhado para que o lançamento seja efetuado dentro de uma semana.

Anunciado pela primeira vez em 2011, o lançamento do Falcon Heavy sempre foi o grande objetivo da SpaceX. No entanto, uma série de falhas em 2015 e 2016 obrigaram a equipa de Elon Musk a adiar o lançamento várias vezes.

O melhor foguetão da SpaceX

O Falcon Heavy é a versão “pesada” do principal foguetão da SpaceX, o Falcon 9. Basicamente, a versão Heavy consiste em três Falcon 9 juntos e consegue ter um extraordinário poder durante a descolagem.

E, tal como o Falcon 9, é parcialmente reutilizável. Assim, os 3 motores devem regressar à Terra para poderem ser reutilizados em futuros lançamentos.

aterragem-falcon-720x481.jpg


Neste lançamento que irá ser realizado dentro de alguns dias, os motores laterais deverão ser os primeiros a regressar à Terra, seguidos do motor central. No entanto, ao contrário dos outros dois motores, o motor central deverá aterrar numa base da SpaceX no Oceano Atlântico.
Falcon Heavy: Uma grande obra de engenharia

De acordo com Elon Musk, o Falcon Heavy tornou-se uma obra de engenharia muito mais difícil de concretizar do que aquilo que era inicialmente esperado.

Mas quão difícil pode ser juntar três Falcon 9?

elon-falcon-720x302.jpg


A verdade é que quando se faz algo do género tudo muda. De acordo com Elon Musk, a pressão exercida no veículo muda drasticamente, levantando problemas relacionados com a vibração. Além disso, toda a aerodinâmica do foguetão muda.

Por causa disso, Elon Musk afirmou que é possível que o Falcon Heavy não atinja a orbita desejada.
“I hope it makes it far enough beyond the pad so that it does not cause pad damage, I would consider even that a win, to be honest.”

Elon Musk

Mas se o lançamento for bem-sucedido, o Falcon Heavy irá tornar-se um foguetão extremamente avançado e pronto para ser usado em qualquer missão. Além disso, o Falcon Heavy pode abrir muitas portas para a concretização de missões espaciais ainda mais importantes.

<strong>[video=youtube;4Ca6x4QbpoM]https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=4Ca6x4QbpoM[/video]

A SpaceX já disse que espera, um dia, utilizar o Falcon Heavy para fazer transporte de mercadorias de Marte para a Lua e vice-versa.

 
Topo