kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

Os consumidores que aderiram ao leilão elétrico da Deco, ganho pela Endesa, vão ter um desconto de até 5% face aos preços das tarifas transitórias, e de até 1,2% nas tarifas bi-horárias, anunciou a associação.
O diretor da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Pedro Moreira, afirmou em conferência de imprensa que esta é uma tarifa «sem truques ou armadilhas» e que, em todos os casos, «o resultado do leilão é melhor do que o mercado» atualmente pratica.
A associação revelou que os 587.080 possíveis clientes do leilão vão ter uma poupança anual, se aderirem à tarifa simples, entre 1 euro, para a potência de 1,15 KvA (Kilowatt/hora), até 79 euros, para a potência de 20,7 KvA.
Segundo a Deco, as potências de 3,45 KvA e de 6,9 KvA, onde se situam a maioria das famílias portuguesas terão uma poupança anual de 15 e 23 euros, respetivamente.
Caso os consumidores já sejam associados da Deco, irão beneficiar de um desconto de pelo menos 5 euros na fatura de novembro, mas poderá ser maior se a Endesa conseguir ultrapassar os 100 mil clientes das mais de 587 mil propostas.
Segundo Pedro Moreira, o resultado do leilão atingiu os objetivos da Deco já que atingiu dois critérios: «é a melhor oferta do mercado e apresenta uma oferta para todas as potências».
É, portanto, segundo a Deco, a escolha acertada porque «é um preço garantido por 12 meses, isento das revisões trimestrais praticadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, sem serviços obrigatórios pagos a associados e sem cláusula de penalização, sendo que o consumidor pode sair a qualquer momento».
tvi24