• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ligou para a rádio e pediu comida em vez de um disco

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
345
Ligou para uma rádio, em Viana do Castelo, para dedicar um disco e, de repente, desatou num choro desenfreado, a meio do programa. João Manuel não trabalha, tem a mulher doente e vive de restos que encontra no lixo. Os ouvintes sensibilizaram-se e ajudaram-no.


Há mais de 20 anos que Luís Teixeira realiza o programa de "Discos Pedidos" na Rádio Geice, em Viana do Castelo. Habituado às tradicionais mensagens e "beijinhos para amigos e família" por parte dos ouvintes, foi surpreendido, recentemente, pela chamada de um ouvinte que, em directo, expôs o seu caso de miséria.

Lágrimas, desabafos, lamentos, ouvido "sem rede". Cerca de uma dezena de ouvintes que acompanhavam o programa sensibilizaram-se e juntaram-se para ajudar Manuel João.

"Nunca me tinha acontecido tal situação", disse o locutor que ao longo de mais de duas décadas assume a animação diária. "Foi muito tocante. De repente, Manuel João diz:"não aguento mais, tenho fome, tenho que desabafar"", relembra.

A partir desse momento, e por largos minutos do programa, foi narrando a sua situação familiar. "Não consegue arranjar emprego, por ter apenas a quarta classe, a mulher, doente, precisa de medicamentação, e as dívidas acumulam-se". Para agravar, a mulher, que trabalhava, está de "baixa há três anos". A sobrevivência passa pela busca de alimentos, no final de noite, no lixo de uma superfície comercial, situada em Braga. Por isso, já foi "vítima de algumas intoxicações alimentares". Um talho "sempre vai dando alguns restos que aproveita para fazer refeições".

Manuel João está a fazer um curso de jardinagem, do qual recebe um subsídio, mas, ao JN, diz que "preferia estar a trabalhar", até porque quer pagar "aquilo que deve e ter uma vida normal". "Perdi a minha a casa e dependo da ajuda de familiares para ter tecto", prossegue.

A "solidariedade foi espontânea", assegurou Luís Teixeira. Cerca de uma dezena de ouvintes uniu-se e recolheu géneros e bens alimentares. "Houve mesmo um donativo em dinheiro", salientou Luís Teixeira, que revelou que alguns ouvintes "foram mesmo levar comida à casa dele".

Pelo menos, diz o locutor, "conseguimos que a consoada de Manuel João tenha alguma dignidade, com tudo o que se pode querer nessa noite, desde o bacalhau até ao abacaxi".

Jornal de Notícias
 
Topo