kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

Yanis Varoufakis
Grécia conseguiu mais quatro meses de financiamento, mas tem de apresentar propostas de reforma na segunda-feira
A Grécia terá mais quatro meses, mas será obrigada a apresentar, já na segunda-feira, uma lista de medidas de reforma que se compromete a seguir, e em abril terá novo round de negociações. Portugal e Espanha exigem conhecer os detalhes das medidas que Atenas levará às instituições - nome usado agora até pelo Eurogrupo para designar a troika, no comunicado ontem emitido.
Os 19 ministros das Finanças da zona euro chegaram ontem a acordo sobre a extensão do resgate à Grécia por quatro meses, votada por unanimidade, e que prevê a necessidade de novos acordos. Mas, para já, assegura mais quatro meses de financiamento e dá tempo ao governo de Alexis Tsipras para construir um programa que garanta o crescimento do país e assegure os compromissos assumidos com aquelas mesmas instituições.
Segundo revelaram ao DN fontes europeias, Maria Luís Albuquerque e o seu homólogo espanhol, Luis De Guindos, fizeram uma exigência: saber exatamente que compromissos serão assumidos pelo governo grego. É que, ao contrário da decisão de ontem, discutida por todos os ministros das Finanças do euro, as medidas de reforma que o governo grego vai apresentar na segunda-feira apenas serão entregues aos representantes das instituições (Comissão Europeia, BCE e FMI). E Lisboa e Madrid fazem questão de ser informados sobre o conteúdo desse compromisso, uma posição que Yanis Varoufakis disse "respeitar".
dn