• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Lisboa/Porto Metro e autocarros entregues a privados até final do ano

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
A concessão dos serviços públicos de transportes de Lisboa e Porto deve estar concluída até ao final de 2014, devendo os processos ser lançados durante o primeiro semestre deste ano, segundo o Documento de Estratégia Orçamental (DEO).


O documento, a que a Lusa teve acesso, afirma que o lançamento dos processos de concessão da operação da Carris, Metropolitano de Lisboa, Metro do Porto e STCP está "em preparação" e deve ser efetuado até junho, prevendo-se a sua conclusão até final de 2014.


O Governo vai apresentar o DEO em conferência de imprensa hoje às 17:30.

A apresentação deste documento, que define as linhas de orientação para as políticas com incidência orçamental até 2018, esteve prevista para terça-feira, mas foi adiada para hoje, data limite para o seu envio à Assembleia da República e à União Europeia.

Quanto à TAP, o Governo não se compromete com datas, referindo que "continuará a monitorizar as condições do mercado" para a privatização.

O mesmo acontece com a venda da participação remanescente dos CTT (31,5%), pois estão a ser avaliadas as condições de mercado com vista a uma venda "oportuna".

Já o processo de privatização da CP Carga "ocorrerá em momento posterior à definição dos investimentos em infraestruturas ferroviárias para que o Estado possa beneficiar dessa valorização".

O DEO também não estabelece uma calendarização para a privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF), sub-holding do Grupo Águas de Portugal (AdP) para a área dos resíduos, que foi iniciada este ano, sob forte contestação dos municípios.

Quanto à última fase de privatização da REN deve estar concluída durante o primeiro semestre de 2014.

O DEO salienta que "a privatização de empresas públicas continuará a ser um vetor estratégico no âmbito do processo de consolidação orçamental e de sustentabilidade das finanças públicas, pelo que o Governo prosseguirá a análise e identificação das entidades que reúnam condições para serem incluídas no programa de privatizações".

O Governo já privatizou a EDP, REN, Caixa Saúde, Galp, ANA, CTT e Caixa Seguros, obtendo um encaixe financeiro de cerca de 8,5 mil milhões de euros, acima dos cinco mil milhões de euros da previsão inicial do Programa de Assistência Económica e Financeira.



lusa
 
Topo