- Entrou
- Jan 16, 2007
- Mensagens
- 365
- Gostos Recebidos
- 0




Conheça a Lousã : vila e serra .Descubra bosques de carvalhos, aldeias de xisto e restaurantes apetitosos
Um território inesperado, cheio de brumas e locais para amar.
O castelo da Lousã - " Castelo de Arouce "- é resultado de um encantamento que perdura, este monte protegido por montanhas tem ainda hoje efeitos mágicos. Diz-se a lenda que o rei de Arouce nos tempos dos romanos, lançou o feitiço para proteger as riquezas que detinha, entre as quais a sua filha, a linda princesa Peralta. Os feitiços vão desde o crescimento repentino da vegetação aos repentinos nevoeiros, que por magia tiram o castelo da paisagem, e este isolamento raro.
Os miradouros sucedem-se ao longo da estrada - o da Senhora da Piedade é uma das visões mais bonitas sobre o castelo. Ao longo da subida, a pé, para a Capela da Senhora da Piedade, os recantos para merendar são muitos. Destacam-se os bosques de carvalho, que no Inverno são de um castanho magnífico.
Aqui, junto ao Castelo de Arouce, também encontra umas magníficas piscinas fluviais e um dos restaurantes mais afamados do concelho, de cujo cardápio ( fruto de uma recolha de receitas serranas ) figuram, entre outras : o Cozido na broa do Talasnal, Papas laberças, Sarriscos da matança, Ervas de molho, são nomes de uma cozinha rústica, muito rica em sabores.
Próxima paragem : Cerdeira. Desce-se quase até à vila e volta-se a subir por uma estrada sinuosa. A Cerdeira é um sítio especial. A luz eléctrica chegou só em 2006 mas, ao contrário de outras aldeias de xisto, nunca foi completamente abandonada. É uma aldeia de gente criativa, aqui encontram-se numa loja de artesanato peças de vários artesãos da região, mel, licores, chás e ervas de cheiro. E ainda, uma empresa de agricultura biológica que produz plantas aromáticas, medicinais e condimentares.
Estrada abaixo.....e estrada acima novamente. Em direcção a Castanheira de Pêra, chega-se a Catarredor, onde se instalou uma comunidade hippie.
Outra povoação, o Talasnal,também pertence à rede de aldeias de xisto, e por isso, as fachadas e arruamentos foram reabilitados. E há mais coisas que ver. Um bar, um atelier de escultura, uma loja de talasnicos ( bolo em forma de queijada, feito com castanhas e mel ) e um restaurante, cujo cabrito e chanfana são os pratos principais.
Por fim, suba ao Trevisco, o ponto mais alto da serra, aos poços da neve de Santo António, onde se fabricou gelo em Portugal pela primeira vez, e espere pelos veados, que no Inverno vêm mais perto das povoações.
Sim, há veados na Lousã. Foram reintroduzidos em 1991 e, como não têm predadores, multiplicam-se todos os anos.
Tinham razão os que fundaram esta terra no amor e na beleza. A magia e o sonho mantêm-se por aqui, nesta serra da Lousã.
E as meninas hippies que habitam as aldeias serranas têm o seu ar de princesas.
Alguma chamar-se-á Peralta e um Sertório está enamorado por ela........
Bibliog : Rev."Evasões" nº106
Última edição: