Portal Chamar Táxi

Luisiana

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
A Luisiana (em inglês, Louisiana e em francês, Louisiane) é um dos 50 Estados do Estados Unidos da América, localizado na Região Sudeste do país, à beira do Golfo do México.

A história, economia e cultura da Luisiana está muito associada com o Rio Mississípi, o segundo rio mais longo do país. O Rio Mississípi desemboca no Golfo do México. O imenso delta do rio localiza-se na Luisiana. A região onde atualmente localiza-se Nova Orleães, atualmente a maior cidade do estado, foi inicialmente exploradas por franceses. Estes exploradores haviam partido de Quebeque, e, acompanhando o rio Mississípi, chegaram à região onde atualmente localiza-se o estado de Luisiana. Posteriormente, o Mississípi, servindo como uma rota hidroviária de grande importância, fizeram do estado um grande pólo de transportes.

Desde o final do século XVIII, a Luisiana destacou-se por ser uma região multicultural. A Luisiana fora colonizada inicialmente pelos franceses, e fazia parte da província colonial de Luisiana, parte da Nova França. A Luisiana passou a controle espanhol em 1763, e novamente a controle francês em 1800, para passar definitivamente a controle americano em 1803. A economia do Estado dependia inicialmente da agricultura, e grandes quantidades de escravos foram usados nas lavouras. A partir do século XIX, grandes números de alemães, irlandeses e italianos instalaram-se no estado, e o estado passou a industrializar-se. Atualmente, a economia do estado depende primariamente do refino e distribuição de petróleo e derivados.

A Luisiana foi assim nomeada pelo primeiro explorador que explorou a região, o francês René Robert Cavelier, que assim nomeou o estado em homenagem ao Rei francês Luís XIV de França. Seu cognome é The Pelican State, que significa "O Estado Pelicano". Pelicanos eram muito comuns no litoral do estado, embora atualmente estas aves estejam ameaçadas de extinção.

A Luisiana limita-se com o norte com o Arkansas, a leste com o Mississípi, ao sul com o Golfo do México e a oeste com o Texas. Metade do Estado é coberto por florestas. O estado é cortado pelo Rio Mississípi. Este desemboca no Golfo do México, no litoral da Luisiana. O Rio Mississípi serve como uma fronteira natural entre a fronteira nordeste da Luisiana com o Mississípi. O maior lago do Estado é o Lago Pontchartrain, com seus 1 620 quilômetros quadrados. A Luisiana, juntamente com a Flórida, é o Estado que possui a menor altitude média dos Estados Unidos, de 30 metros.

A Luisiana é cortada por vários rios e possui centenas de lagos. Muito do Estado, porém, possui uma baixíssima altitude e um terreno muito pouco acidentado. Por causa disso, qualquer aumento no volume dos rios pode desencadear grandes enchentes. Para tentar minimizar a ameaça das enchentes, diques cobrem cerca de 2,8 mil quilômetros de litoral fluvial e oceânico, e canais desviam o excesso de água das chuvas para regiões onde este excesso não ameaça áreas urbanas. A extensão do litoral da Luisiana ao longo do Oceano é de 639 quilômetros. Contando-se todas as regiões banhadas pelo mar - baías, estuários e ilhas oceânicas - este número salta para 12 426 quilômetros. Apenas o Alasca e a Flórida possuem litorais mais extensos do que a Luisiana, quando conta-se o litoral formado por todas as regiões do Estado que possuem contato com mar. A Luisiana perdeu cerca de 4 144 quilômetros quadrados de terra entre 1932 e 2000. Estimativas indicam que o Estado deverá perder mais 1 813 quilômetros quadrados até 2050.


Diques protegem comunidades urbanas em áreas vulneráveis a enchentes e inundações.A Luisiana pode ser dividida em três distintas regiões geográficas:

O Vale Fluvial do Rio Mississípi estende-se ao longo do Rio Mississípi. Caracteriza-se pelo seu terreno praticamente plano, e de baixa altitude (nunca superiores a 30 metros). O Vale Fluvial do Mississípi possui as terras mais férteis do Estado. As regiões deste vale próximas à foz do rio possuem as altitudes mais baixas do estado. O ponto de menor altitude da Luisiana está localizado em Nova Orleães, cuja altitude é de 30 metros abaixo do mar. Várias áreas desta região estão localizados abaixo do nível do mar, e como muita destas regiões não estão localizadas longe do litoral, estas regiões são vulneráveis ao recebimento de água salgada fluindo do Golfo do México em direção ao interior. Esta água salgada acaba matando muito da vegetação do interior do estado. Vegetação ajuda a evitar erosão, e sem vegetação, muito do solo do litoral oceânico do Vale Fluvial do Rio Mississípi acaba sendo facilmente erodido pelo vento, chuvas, tempestades e ondas. O Estado perde cerca de 130 quilômetros quadrados de área por ano. Os famosos diques que protegem muita das áreas urbanas do estado localizam-se todas nesta região.
As Planícies Orientais do Golfo do México localizam-se no extremo nordeste da Luisiana, a nordeste do Vale Fluvial do Rio Mississípi. Caracteriza-se pelo seu terreno levemente acidentado e altitude superior a 30 metros.
As Planícies Ocidentais do Golfo do México são a maior região do estado de Luisiana, cobrindo cerca de 60% do estado. Localiza-se a oeste do Vale Fluvial do Rio Mississípi. A região possui baixas altitudes próximas ao litoral do Golfo do México. Estas altitudes aumentam gradualmente à medida em que se viaja ao norte. O ponto mais alto mais alto da Luisiana está localizado no noroeste do Estado, e possui cerca de 163 metros de altitude.

O clima da Luisiana é subtropical, com duas estações bem definidas. Os verões do Estado são quentes e úmidos e invernos amenos.

No inverno, a temperatura média do Estado diminui à medida em que se viaja para o norte. O litoral do Estado possui uma temperatura média de 13°C no inverno, com mínimas variando entre -8°C e 14, e máximas variando entre -3°C e 20°C. A média das mínimas é de 9°C e a média das máximas é de 18°C. No norte do Estado, a temperatura média é de 7°C. Raramente a temperatura cai em baixo de -10°C no Estado. A temperatura mais baixa já registrada na Luisiana foi de -27°C, registrada em Minden, em 13 de fevereiro de 1899.

No verão, as temperaturas mais altas são registradas no oeste em geral da Luisiana. O oeste do Estado possui uma temperatura média de 29°C, e o interior possui uma temperatura média de 27,5°C. A região metropolitana de Nova Orleães possui as temperaturas médias mais amenas do Estado durante o verão, graças à proximidade de grandes massas de água, o delta do Rio Mississípi, vários pântanos e lagos, e a proximidade do Golfo do México. A temperatura média na região de Nova Orleães é de 26°C. No geral, a temperatura média no Estado varia pouco no verão. Em Nova Orleães, a média das mínimas é de 23°C, e das máximas, de 33°C. A temperatura mais alta já registrada no Estado foi de 46°C, registrada em Plain Dealing, em 10 de agosto de 1936.

A Luisiana possui uma taxa de precipitação média anual de chuva de 145 centímetros. Precipitação é maior no sudeste da Luisiana (na região metropolitana de Nova Orleães), e menor no extremo noroeste da Estado, mas em todo caso, a precipitação média anual da Luisiana não é menor do que 180 centímetros em nenhuma parte do Estado. Depois do estado de Flórida, a Luisiana é o Estado americano que é mais ameaçada por furacões e tempestades tropicais. A maior parte dos furacões que atingem a Luisiana atingem o Estado em setembro ou em meses adjacentes.

O censo americano de 2000 estimou a população de Luisiana em 4 468 976 habitantes, um crescimento de 6% em relação à população do Estado em 1990, de 4 238 216 habitantes. Uma estimativa realizada em 2006 estima a população do Estado em 4 287 768 habitantes, um crescimento de 1,1% em relação à população do Estado em 1990, um decréscimo de 4,1%, em relação à população do Estado em 2000, e um crescimento de 0,4% em relação à população estimada em 2005. A principal causa da queda da população do Estado entre a população estimada de 2006 e a população do Estado em 2000 foi a intensa migração interestadual que se seguiu o Furacão Katrina, que devastou o Estado em 2005.

O crescimento populacional natural da Luisiana entre 2000 e 2005 foi de 129 889 habitantes - 350 818 nascimentos menos 220 929 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 20 174 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou na perda de 89 547 habitantes; entre 2000 e 2005, a população cresceu em 54 670 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 16 943 habitantes.

Cerca de 74% da população da Luisiana vivem em áreas urbanas, e os outros 26%, em comunidades rurais. 15 cidades do Estado possuem mais de 20 mil habitantes. Cerca de 76% da população da Luisiana vivem em regiões metropolitanas. Os centros metropolitanos da Luisiana são Alexandria, Baton Rouge, Houma, Lafayette, Lake Charles, Monroe, Nova Orleães (cidade mais populosa da Louisiana, e centro da região metropolitana mais populosa do Estado) e Shreveport-Bossier City.

Principais cidades

Nova Orleães.População > 10 000
(área urbanizada)
Alexandria
Hammond
New Iberia
Luling
Opelousas
Morgan City
West Monroe
Ruston
Thibodaux
Natchitoches
Plaquemine
Abbeville
Leesville
Bastrop
Crowley
Donaldsonville
Franklin
Bogalusa
Minden
Eunice
De Ridder
Tallulah
Jennings
População > 100 000
(área urbanizada)
Baton Rouge
Shreveport
Lafayette
Lake Charles
Houma
Monroe
População > 1 milhão (área urbanizada)
Nova Orleães
Subúrbios de Nova Orleães
Chalmette
Slidell
Harvey
Covington
Folsom
Mandeville
Madisonville
Kenner
Laplace
Marrero
Hahnville
Metairie
Terrytown

Fonte:wikipédia
 
Topo