• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Lurdes Norberto e Ruy de Carvalho premiados

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Actores vão receber galardão da Categoria Carreira no próximo dia 22

Lurdes Norberto e Ruy de Carvalho premiados

Os Prémios Santareno de Teatro 2009 vão distinguir, na Categoria Carreira, os actores Lurdes Norberto e Ruy de Carvalho.





Lurdes Norberto e Ruy de Carvalho foram os distinguidos na categoria Carreira dos Prémios Santareno de Teatro 2009, atribuídos pelo Instituto Bernardo Santareno (IBS) e pela Câmara de Santarém, ontem anunciados.
'São dois actores que dispensam qualquer adjectivação', disse o presidente do IBS, Vicente Batalha, realçando os 'muitos anos dedicados ao teatro', por estes 'actores de excelência',
O prémio Interpretação foi este ano atribuído a Luísa Cruz, pela sua participação na peça «Harper Reagan», encenada por Ana Nave, e a José Raposo, pela representação em «O Violino no Telhado», encenado por Filipe La Féria.
Na categoria Espectáculo, a distinção foi para a peça «Esta Noite Improvisa-se», de Pirandello, numa encenação de Jorge Silva Melo e co-produção Teatro Nacional D. Maria II/Artistas Unidos.
Carla Galvão, pela 'grande interpretação', na peça «Acamarrados», dos Artistas Unidos, e Sérgio Praia, pela representação em «Sétimo Céu», da Escola de Mulheres, foram os distinguidos com o prémio Revelação.
A distinção Especial foi atribuída a Rui Madeira, director, encenador e actor da Companhia de Teatro de Braga, a Joaquim Benite, director do Teatro Municipal de Almada e do Festival de Teatro de Almada, e a António Júlio, actor do Veto Teatro Oficina, de Santarém.
'Quando o instituto foi criado em 2006, foi decidido distinguir a excelência no teatro português. Sendo Santareno uma figura nacional prestigiada, justificava-se, com o seu nome, distinguir o que de melhor se faz', em Portugal nesta área, disse Vicente Batalha.
Também o presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores, frisou que, com estas iniciativas, Bernardo Santareno, 'um dos maiores dramaturgos do século XX, ressuscitou e é um património do País', desejando que os grupos de teatro 'comecem a apostar mais', na encenação das suas obras.
Os prémios vão ser entregues durante a Gala Santareno, que se realiza no dia 22, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.
No mesmo dia serão entregues os prémios da segunda edição do Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno, que distingue obras inéditas e que este ano, além da peça «Não Deixes que a Noite se Apague», de Domingos Lobo, atribuiu cinco menções honrosas.

Prémios Santareno 2009. Ruy de Carvalho, juntamente com Lurdes Norberto, vai ser homenageado pela carreira no teatro

Arquivo


o primeiro de janeiro
 
Topo