• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Máquina de lavar Samsung só lava 15 minutos

jorgesilva

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
1
Boas, tenho uma máquina de lavar roupa Samsung ww90k4433yw que apresenta um problema estranho.
Hoje surgiu o erro 4C
O erro supostamente teria a ver com falta de água.
Verifiquei torneira, tubagem, filtro de entrada, filtro de escoamento e não encontrei nada suspeito.
Voltei a tentar lavar e o erro continua, não mete água, bomba de água, pensei eu.
Ponho no programa de 15 minutos e faz a lavagem normal...
Como o programa de 15 minutos lava a frio, pensei que se tratasse do aquecedor.
Experimento outro programa a lavar com água fria e não mete água...
Coloco outra vez nos 15 minutos e escolho lavagem a 20 graus que é o máximo que faz neste programa e lava normal...
Testei também descativar a centrifugação, mas sem sucesso.
Alguém tem uma ideia do que possa ser?
 

janotas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 29, 2011
Mensagens
68
Gostos Recebidos
4
boas tente mudar a válvula de entrada de agua pode ter alguma cabeça queimada .já me deparei com um problema desses. Espero ter ajudado.
 

pirata informatico

GF Bronze
Entrou
Abr 28, 2007
Mensagens
3
Gostos Recebidos
4
Parece-me defeito da placa programadora. Se mete agua nos 15min e não mete noutro programa mais longo, é quase certo que é o programador. O ideal será levar a um téncico representante da marca. O circuito elétrico precisa de ser todo testado, inclusivé a placa mãe, ou o programador.
 

jorgesilva

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
1
Obrigado, sim, também acredito que seja algo relacionado com a placa controladora, hoje testei o programa de enxaguar e centrifugar e também mete água.
Terei que averiguar, online o módulo para esta máquina custa €135
Tenho que pensar se de facto compensa mandar reparar ou não.
 

jorgesilva

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
1
Será que descobri qual a peça avariada?
Andei a tentar perceber o porquê da agua entrar num programa e noutros não e testei trocar as ligações do que creio ser a válvula de entrada de água e a máquina arrancou no ciclo normal e entrou água embora me pareça pouca água.
Na foto, originalmente as fichas azuis estão do lado direito.
Será que a falha estará nestas válvulas como indica o @pirata informatico ?
 

Anexos

  • 1668266209106[5026].jpg
    1668266209106[5026].jpg
    402 KB · Visualizações: 8

janotas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 29, 2011
Mensagens
68
Gostos Recebidos
4
peço desculpa mas quem sugeriu ser da válvula fui eu (janotas )e não o outro sr pirata informático sim a válvula de entrada de agua é essa memo. não custa nenhuma fortuna. Por vezes entra mais ar do que agua e como tem um estipulado tempo para entrar pode dar erro.
 

janotas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 29, 2011
Mensagens
68
Gostos Recebidos
4
arranja isso facilmente numa casa de acessórios de eletrodomésticos se for do Norte (Porto)posso recomendar uma loja.
 

jorgesilva

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
1
Obrigado @janotas, lamento o meu erro na identificação, sou de Leiria, vou experimentar a compra da válvula. Obrigado
 

janotas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 29, 2011
Mensagens
68
Gostos Recebidos
4
penso que na leritronica sonigate encontra a válvula. Retira a válvula velha e marca a posição dos tubos e fichas para não haver confusões. Outra forma de testar arranja um cabo elétrico e liga os fios na bobine da válvula numa e noutra cabeça e vê se a é a mesma pressão de agua que entra num e noutro lado assim já tem uma ideia
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,493
Gostos Recebidos
366
Boa tarde, nem me era para meter no assunto mas, já foi dito por aqui que em alguns programas a máquina mete água, é só verificar se a máquina mete água pelos dois compartimentos onde estão ligadas ambas as eletrovalvulas, se sim, ponto final, estão boas e não se fala mais no assunto, também pode medir as bobines com um multimetro, não tendo multimetro, como já foi dito, desliga a máquina da corrente e com um cabo de 2 condutores com um ficha macho liga à corrente e encosta aos dois terminais de uma eletrovalvula, se estiver boa, começa de imediato a entrar água, depois repete na outra e está o diagnóstico das electrovalvulas feito, agora se preferir comprar novo, força.
 

jorgesilva

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
1
Obrigado mais uma vez @janotas e @kok@s
Está confirmado.
Desmontei a válvula e fiz dois testes, com o multímetro, numa válvula dá 4ohms, na outra não dá sinal.
Com a ligação elétrica e água, uma funciona e a outra não.
Está confirmado e acima de tudo estou contente, por ter adquirido um pouco mais de conhecimento e por a peça avariada ser bastante mais barata que a que estava à espera.
Mais uma vez os meus agradecimentos.
Cumprimentos!
 

jorgesilva

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
1
Já agora e não querendo abusar da vossa amabilidade!
É preferível comprar a peça toda ou basta comprar apenas a electrovalvula avariada?
Retirei a electovalvula morta e experimentei ligar a água e a água não passai, a função da electoválvula é deixar passar a água, ou tem algum bloqueio?
Obrigado mais uma vez.
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,493
Gostos Recebidos
366
Já agora e não querendo abusar da vossa amabilidade!
É preferível comprar a peça toda ou basta comprar apenas a electrovalvula avariada?
Retirei a electovalvula morta e experimentei ligar a água e a água não passai, a função da electoválvula é deixar passar a água, ou tem algum bloqueio?
Obrigado mais uma vez.
Parece-me que a electrovalvula é dupla, se assim for e creio que é terá que ser dupla, portanto compra uma electrovalvula dupla igual, a função é apenas a de quando aberta deixar entrar água na máquina.
 

jorgesilva

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
1
Boas, só para dar seguimento e conclusão ao tópico, venho informar que o problema encontra-se resolvido, comprei a electoválvula, montei e o problema desapareceu.
Quero mais uma vez agradecer a vossa ajuda, pois no principio tinha dúvidas se valeria a pena mandar reparar e acabei por gastar menos de €12.
Um abraço de agradecimento.
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,493
Gostos Recebidos
366
É para isto que o forum serve, debate de ideias e resolução de problemas, o que nem sempre é possivel, cada caso é um caso.
Siga a marcha.
 
Topo