• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

México: Sobe para 116 nº corpos encontrados em valas comuns

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,296
Gostos Recebidos
158
Aumentou para 116 o número de corpos encontrados nos últimos dias em valas comuns no nordeste do México, depois de terem sido descobertos outros 28 corpos na terça-feira.
Técnicos forenses afirmaram que o número pode ser ainda superior, já que os trabalhados de escavação ainda não foram finalizados.

As mortes ocorreram principalmente nos arredores de Matamoros, no estado de Tamaulipas, que faz fronteira com os Estados Unidos.

A descoberta assemelha-se a outra ocorrida no ano passado, quando foram encontrados os corpos de 72 imigrantes, mortos após se recusarem a integrar o cartel que os tinha sequestrado.

A procuradora Marisela Morales afirmou que as 116 pessoas encontradas nas valas foram mortas «ao envolverem-se com actos criminosos aparentemente relacionadas com o grupo criminoso Zetas».

Até agora, apenas dois corpos foram identificados: um mexicano em Matamoros e um imigrante da Guatemala.

A polícia já prendeu 17 pessoas suspeitas de estarem ligadas às execuções.


A primeira vala comum foi encontrada na quinta-feira, com 59 corpos. Desde então, várias outras foram descobertas na região. Tamaulipas, na fronteira com o estado do Texas, é o centro de uma sangrenta batalha entre cartéis do país para controlar o lucrativo tráfico na rota para os Estados Unidos.

Cerca de 35 mil mexicanos morreram devido à violência relacionada com o tráfico desde que Calderón começou a usar o Exército para lutar contra os cartéis, em Dezembro de 2006.


dd.
 
Topo