Portal Chamar Táxi

Músculos conservam temperatura do corpo

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
161
Acreditava-se que aquilo que mantinha essencialmente o “termostato” do corpo era a gordura castanha – ou gordura termogénica –, que produz calor queimando energia e mantendo o organismo quente. No entanto, um recente estudo, desenvolvido pela Universidade Ohio State (EUA), demonstra que músculos são os que têm a função de conservar uma temperatura constante no nosso corpo, para além de ajudarem a combater a obesidade. O estudo vem publicado na «Nature Medicine».

Os músculos, correspondentes a 40 por cento do peso em seres humanos, dão resposta a tremores e arrepios – mas apenas a curto prazo, já que se este estado (frio) for prolongado provoca danos.

Através de uma investigação em ratos, onde a gordura castanha lhes foi cirurgicamente retirada, o investigador Muthu Periasamy e os seus colegas observaram que uma proteína chamada sarcolipina permite que as células musculares mantenham o corpo quente, queimando energia, mesmo sem os músculos se contraírem.

Para o estudo, a equipa retirou toda a gordura castanha dos animais; no entanto, alguns deles foram igualmente geneticamente modificados para necessitarem de sarcolipina. No final, os roedores não conseguiram sobreviver quando mantidos a 4 graus centígrados e morreram de hipotermia após 10 horas.

Por outro lado, os animais que conseguiam produzir a proteína conseguiram sobreviver à mesma temperatura e mantiveram a sua temperatura corporal na média – apesar de já não terem qualquer gordura castanha.

O grupo de trabalho verificou ainda que a incapacidade de produzir sarcolipina em ratos fez com se tornassem 33 por cento mais pesados do que normal – o que sugere que os músculos também ajudam a combater a obesidade, queimando o excesso de energia acumulada.

Para a equipa, a parte mais interessante da descoberta é o facto de saberem agora que um rato incapaz de produzir a proteína é mais susceptível de sofrer de obesidade. Agora, os investigadores querem desenvolver fármacos que desempenhem o mesmo papel que a sarcolipina, levando os músculos a queimar a gordura em excesso.

Ciência Hoje
 
Topo