Portal Chamar Táxi

Macedo garante que não pediu para controlar amamentação

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4154722.jpg

Enfermeiras do norte dizem que foram obrigadas a espremer leite para provar que estavam a amamentar.
O ministro da Saúde garantiu hoje que não deu qualquer orientação para que os hospitais confirmassem se as enfermeiras estão a amamentar, de forma a gozarem o horário reduzido. Em causa está a denúncia de duas enfermeiras, uma a trabalhar no centro hospitalar de S. João e outra no Centro Hospitalar do Porto, que foram obrigadas a espremer leite para provar que estão a amamentar.



"Não demos qualquer orientação nesse sentido, não conheço as metodologias nem os casos", afirmou o ministro da Saúde, Paulo Macedo, à margem da sessão de inauguração do 36º Congresso Português de Cardiologia, que se realiza no Algarve.

Sobre o tema do encontro, Paulo Macedo começou por destacar os bons resultados conseguidos nos últimos anos, mesmo em tempo de crise. Para em seguida afirmar que é preciso fazer mais. "A mortalidade por doença isquémica cardíaca reduziu-se nos últimos 5 anos em 19,7%, sendo hoje a segunda mais baixa na Europa. Uma idêntica redução verificou-se na mortalidade por doença cérebro-vascular, na ordem dos 19%, aproximando os valores portugueses da média europeia. Não podemos, contudo, repousar sobre os resultados obtidos. Precisamos de refletir sobre as formas de melhorar a acessibilidade aos cuidados mais diferenciados e de esbater as assimetrias regionais e a interação entre instituições hospitalares e cuidados primários tem de ser continuamente melhorada. Precisamos de reduzir a prevalência do tabagismo e da hipertensão arterial e atuar para a redução do consumo de sal. Se atuarmos nestas variáveis estou certo que podemos ter resultados muito melhores", afirmou.



dn


 

raposo_744

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2008
Mensagens
416
Gostos Recebidos
0
[h=2]Mulheres forçadas a espremer mamas para provar que amamentam
[/h]
Trabalhadoras são chamadas a consultas de saúde ocupacional e propõem-lhes que esguichem leite para poderem continuar a ter redução do horário. Desde que começou a pedir provas, Hospital de S. João detectou que metade das licenças seriam fraudulentas.

QN1pN.gif


 
Topo