Portal Chamar Táxi

Maioria dá OK à greve mas não tenciona aderir

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,101
Gostos Recebidos
507
ng1363386.jpg

Pela primeira vez na história da democracia portuguesa, as duas centrais sindicais subscreveram em conjunto um pré-aviso de greve geral. No entanto, a avaliar pelos resultados da sondagem da Universidade Católica para o JN, o DN, a RTP e a Antena 1, a paralisação marcada para o próximo dia 24 poderá não ter uma adesão especialmente elevada.

É certo que quase 60% dos inquiridos manifestam a sua concordância quanto à adopção desta forma de luta. Contudo, este resultado dificilmente se traduzirá na atitude concreta de não ir, nesse dia, trabalhar. Por duas ordens de razões.

Primeiro, porque a convicção maioritária é de que a greve não levará o Governo a alterar as suas posições - só 18% se inclinam para admitir que haja cedências da sua parte. Em segundo lugar, o resultado que realmente importa é susceptível de desanimar qualquer dirigente sindical: nada menos de dois terços dos cidadãos consultados no âmbito do estudo de opinião assegura que não tenciona aderir à paralisação.

A indisponibilidade é, como seria de esperar, menor entre os funcionários públicos - mais directamente atingidos pelas medidas de austeridade e porventura em melhores condições para fazerem greve - do que entre os trabalhadores precários. Mais vulneráveis, só 7% dos que têm esse estatuto garantem que paralisam.

JN
 
Topo